terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Inventário Hélio Melo

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dá início ao inventário das obras do artista Hélio Melo existentes no Acre

Via Blog do Altino Machado.

Artista acreano, pintor, escritor, compositor, músico. Um dos principais representantes das raízes e das identidades culturais do Acre.

- Hélio Melo pode ser definido como um multiartista, que através de sua obra revelou aspectos peculiares da cultura do homem da Amazônia brasileira - afirma o superintendente do Iphan no Acre, Deyvesson Gusmão.

O artista inspirou-se em seu próprio cotidiano: a rotina da floresta, das estradas de seringa, do contato com a fauna e com a flora amazônicas, com as lendas do Curupira, da Mãe da Mata, do Mapinguari. Posteriormente, na tristeza de acompanhar a mudança da paisagem do Acre, causada pela transformação da floresta em pasto para a pecuária extensiva, ocorrida a partir da década de 1970.

O isolamento da vida na floresta não foi impedimento para prosseguir com sua produção artística. Aprendeu a tocar as primeiras notas em sua rabeca, fez uso da rica vegetação presente na Amazônia para improvisar tintas naturais e esboçou seus primeiros escritos.

Da floresta, e com a floresta, nasceu um dos maiores artistas acreanos. Seus escritos, suas telas e seus desenhos expressam o compromisso social com sua região e com sua gente.

Não se tem a dimensão exata da diversidade e volume de sua obra, principalmente quando se trata das pinturas e desenhos. Muitas delas estão espalhadas pelo Acre e por outras partes do Brasil, em coleções públicas ou particulares.

Como colaborar

Inicialmente, o inventário será executado apenas no Estado do Acre. Mas a contribuição de proprietários de obras que estejam em outros Estados também está sendo registrada, para o caso de ações futuras de identificação.

Até o momento, foram mapeadas coleções institucionais e algumas particulares. Assim, os proprietários de obras de Hélio Melo, tanto no Estado do Acre quanto em outros Estados, que queiram colaborar com o estudo, podem fazê-lo enviando e-mail para o endereço iphan-ac@iphan.gov.br.

O inventário é uma ação que busca mapear as obras e as referências culturais do artista, como instrumento inicial de proteção. Esta ação faz parte do projeto “Economia da Cultura” da Rede Acreana de Cultura, que é realizado por instituições que trabalham diretamente ou que tem em suas atividades interface com ações e políticas culturais.

É com base na relevância da obra do artista para o patrimônio cultural acreano, que o Iphan propôs e coordena esta ação com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores especializados no campo da Restauração e Conservação de Bens Móveis e Integrados. O resultado final do trabalho deve ser divulgado em uma publicação contendo as fotografias e informações sobre as obras inventariadas.

Nenhum comentário: