sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Comandante Batista

Comandante Batista

Senador Jorge Viana, via Facebook.

Esta foto nós tiramos em Xapuri, no último dia 20 de Janeiro, na procissão de São Sebastião. Nela, eu estou ao lado do Batista, sua mulher e as duas filhas do casal. Não sei vocês sabem, mas muita gente que voa de Rio Branco para Brasília ou de Brasília para Rio Branco pela TAM, provavelmente estará em um avião levado pelo comandante Batista. Ele faz a opção sempre de voar para o Acre.

Ele é acreano de Xapuri, apaixonado pela aviação e um dos mais competentes comandantes de avião do Brasil que eu conheço. Já voou para a China e muitos outros países. Batista é apaixonado pelo Acre e pela aviação. Mas o mais bonito é a sua determinação em vencer na vida. Ele saiu do seringal, determinado a estudar para ser piloto de avião. Fez de tudo que uma criança pobre tem que fazer para viver, sobreviver e vencer numa cidade. Pra juntar o dinheiro de pagar o curso para ser piloto, passou por todo tipo de privação, inclusive fome. Mas, a maior batalha que ele enfrentou foi o preconceito de alguns que diziam sempre pra ele que alguém que saiu do seringal de Xapuri, vivia de favores nas cidades aonde viveu e tentava sobreviver em Brasília, juntando algum dinheiro pra pagar o curso de piloto, não ia ser piloto nunca.

Em Brasília, quando era garçom, alguns achavam que ele estava pirando quando falava que trabalhava pra juntar algum dinheiro, mas que o que queria ser na vida era comandante de avião, e dos grandes. Tenho a maior admiração pelo Batista e tenho orgulho de ter amizade com ele que é um dos maiores exemplos de ser humano que eu conheço.

Batista, que bom que a gente pôde rezar por Xapuri, pelo Acre, pelo Brasil e pelo mundo nesse dia de são Sebastião. Que Deus continue cuidando da tua família e da tua vida, e que você continue nos ajudando a voar com segurança!

Nenhum comentário: