quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Aguardemos com fé

image

Recebo comentário mal educado motivado por minha opinião contrária à permanência do vereador Ronaldo Ferraz na presidência da Câmara de Xapuri por mais um biênio. Não considero relevante expor o comentário e muito menos alimentar polêmica com quem quer que seja, mas talvez se faça necessário fazer algumas observações a respeito da questão.

Minha oposição ao nome de Ronaldo não se dá por qualquer razão pessoal, mas por considerar, primeiramente, que água nova precisa brotar na fonte em tudo quanto é setor da esfera pública. A Câmara tem sido há muito tempo um verdadeiro latifúndio improdutivo onde campeiam o proselitismo e a falta de transparência. É um poder quase invisível.

Ronaldo é um vereador de seis mandatos consecutivos tendo na maior parte desse tempo presidido a Casa. Para o último biênio foi, talvez num episódio inédito e contraditório, eleito por unanimidade ao mesmo em que era criticado até por colegas de partido em razão da maneira como conduzia as decisões na Câmara, cada vez mais apática e desprestigiada.

Certamente que a responsabilidade pela derrocada da Câmara de Xapuri como instituição não pode ser toda atirada nas costas do vereador. Todos aqueles que por lá passaram nas últimas legislaturas, inclusive os que foram reeleitos para a atual, são responsáveis pela ociosidade e pela falta de dinamismo que, inegavelmente, deram o tom dos últimos tempos.

Uma das muitas obviedades que se ouviram cidade afora nessas últimas eleições foi a de que a população desejava uma grande mudança. Mas transformação nenhuma ocorrerá se continuarmos a ter uma Câmara atrelada ao executivo, como temos visto, com vereadores fazendo joguinho de faz de conta. Câmara apática, prefeito acomodado; logo, povo engalobado.

Mas um fato novo poderá vir a converter o vazio e sossegado plenário da Câmara de Xapuri no esperado palco das discussões e debates tão necessários para que a gestão municipal se aprimore. O banimento do PT dos cargos da Mesa Diretora certamente promoverá um clima de oposição interna que há muito tempo não se observa. Aguardemos com fé, irmãos.

Nenhum comentário: