terça-feira, 6 de março de 2007

População reclama ausência do Ibama

A notícia relacionada ao abandono do prédio do escritório do Ibama em Xapuri (leia) pode fazer despertar um assunto que já foi amplamente discutido e reivindicado pela população local: o fechamento da sede da instituição no município.

Muitas pessoas consideram que o Governo Federal deveria reativar a sede do Ibama em Xapuri, município que tem a sua história intensamente marcada pelas questões ambientais e que, por isso, não poderia ter ficado sem a representação do órgão federal.

Em época próxima à desativação do escritório do Ibama, na década de 90, Xapuri perdeu também as agências do Banco do Brasil e Banco da Amazônia. O fato foi motivo de revolta e indignação por parte de autoridades e população que protestaram contra as medidas e reivindicaram o retorno do funcionamento das agências na cidade por longo tempo. Durante alguns anos, funcionários públicos foram obrigados a se deslocar mensalmente até o município de Epitaciolândia para receber seus vencimentos.

O Banco do Brasil e o Basa voltaram a funcionar em Xapuri, novamente, alguns anos depois. O Banco da Amazônia retornou como posto de atendimento, sendo em seguida elevado à categoria de agência. O Banco do Brasil retornou em 2005 já como agência, inaugurada pelo ex-governador Jorge Viana. Se depender da reivindicação e da necessidade do público pelos serviços do Ibama, talvez seja possível que a idéia de reativar o escritório de Xapuri possa ser considerada pela superintendência do órgão no Estado ou pela própria Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: