domingo, 4 de março de 2007

O povo quer saber

Fontes ligadas aos vereadores aliados ao prefeito Wanderley Viana informam que com o afastamento do vereador Ronaldo Ferraz da presidência da Casa, supostamente a tratamento de saúde, o recém empossado presidente Raimundo Francisco Gondim, o "França" (PP), deverá colocar em pauta a apreciação e votação do parecer do Tribunal de Contas do Estado que considerou irregular a prestação de contas do ex-prefeito Júlio Barbosa, referente ao ano de 2001.

De acordo com os vereadores da situação, o Relatório Técnico do TCE reprova as contas da Prefeitura de Xapuri, do último ano administração petista, por conta de inúmeras irregularidades constatadas. O assunto é tratado de forma misteriosa tanto pelos vereadores de oposição, quanto da situação, pois passados mais de dois anos do fim do mandato de Júlio Barbosa, muito pouco se ouviu falar a respeito desse problema. Parece que durante algum tempo, o fato foi utilizado para o uso da prática de chantagem contra os vereadores petistas, que queriam a todo custo preservar o partido de um provável escândalo.

Questionados a respeito do caso, os vereadores da bancada petista admitem que pode haver problemas com as contas de Júlio Barbosa, mas pouco falam sobre o que pode haver de tão estarrecedor e escandaloso no tal relatório, como já foi alardeado em um blog anônimo, supostamente assinado por assessores da administração municipal de Xapuri. É bem possível que a partir desse início de ano, esse assunto tome corpo para servir de base para o discurso pré-eleitoreiro dos candidatos a candidato a prefeito nas próximas eleições pelo grupo que hoje está no poder.

Pode ser também que estejam colocando fermento nesse caso para levantar uma nuvem de fumaça sobre as denúncias feitas contra o presidente afastado da câmara, Ronaldo Ferraz, que estaria construindo uma casa para uma namorada com material e mão de obra da prefeitura, assunto que já caiu um pouco em esquecimento mesmo. Aliás, em Xapuri, sempre que surge uma denúncia de irregularidade ou corrupção, ocorre em seguida um período de silêncio em que o caso fica esquecido. Parece que acontece sempre alguma coisa nos bastidores... algumas conversas... e lá vai a sujeira para debaixo do tapete.

Lembram do fiscal que extorquiu o empresário João Cardoso, cobrando ágio sobre terrenos de barracas na Festa de São Sebastião desse ano? Pois é. O sujeito recebeu R$ 300,00 na mão, sem o devido documento de arrecadação municipal, gastou o dinheiro no comércio local, segundo denúncia do presidente da Associação Comercial de Xapuri (veja), e até agora ninguém disse nada e muito menos o empresário lesado recebeu o seu dinheiro de volta. Já foram ouvidas, também, umas conversas estranhas lá pelas bandas do setor de cadastro, mas, sempre assim... boatos não confirmados, casos abafados e toca-se o barco pra frente.

Independentemente do que realmente exista, de verdades ou mentiras, de incêndios a desvios de combustível, é certo que esses assuntos precisam ser urgentemente esclarecidos para a comunidade no menor espaço de tempo possível. Se há, realmente, alguma coisa errada, que seja levada ao conhecimento do Ministério Público e que seja mostrada imediatamente a verdade para a população que está cansada de tantas fofocas e disse-me-disse entre os representantes da câmara municipal que, com algumas raras exceções, são tratados com desprezo pelo povo que já não acredita mais que ali, na câmara, exista alguém interessado em alguma coisa que não seja em si mesmo.

Nenhum comentário: