sábado, 24 de março de 2007

Fábrica de Camisinhas: máquinas já estão em Xapuri

Os equipamentos da fábrica de preservativos masculinos de Xapuri já estão na cidade esperando ser descarregados. As cinco carretas que transportaram o material chegaram nesse final de semana e foram recebidas com festa. A indústria que vai fabricar camisinhas para o Programa Nacional de DST/AIDS é, junto com a fábrica de tacos, a esperança da população para um futuro econômico melhor para o município.

O maquinário, que custou cerca de 5 milhões de reais, possui tecnologia alemã e foi importado da Malásia. São três máquinas de 35 metros de comprimento cada uma, que vão compor a linha de produção, e mais 6 máquinas para o chamado teste elétrico, procedimento que verifica de forma rigorosa se a qualidade dos preservativos está dentro dos padrões exigidos. Uma equipe de técnicos da empresa fabricante deve chegar a Xapuri na semana que vem para a montagem do equipamento.

De acordo com a diretora-técnica da Fundação de Tecnologia do Acre - Funtac, Tânia Guimarães, o processo de montagem dos equipamentos deve durar cerca de 45 dias. Depois disso, a indústria entrará em funcionamento experimental. A partir da metade de abril, a fábrica dará início ao recebimento da matéria-prima que está sendo produzida nos seringais.

Com inauguração prevista para o mês de maio, durante visita do presidente Lula ao Acre, a fábrica possui uma meta de produção inicial de 100 milhões de preservativos por ano. A fábrica de Xapuri será a primeira produtora nacional de preservativos masculinos no Brasil. Os 600 milhões que o país produz anualmente são fabricados por empresas internacionais.

Outro detalhe importante é que a fábrica de US$10,6 milhões, financiada pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, - produzirá os únicos preservativos do mundo feitos com látex extraído de uma floresta natural. Atualmente, o látex usado na fabricação de preservativos vem de plantações de seringueiras do Sudeste Asiático, nas quais utilizam-se pesticidas, herbicidas e outros produtos Agroquímicos.

Veja a matéria completa no ac24horas.

Nenhum comentário: