sexta-feira, 30 de março de 2007

Destempero na pensão

Vítima de conspiração, alvo de intrigas da oposição, adorado pelo povo...

Para quem não conhece a trajetória do atual prefeito de Xapuri, Wanderlei Viana de Lima, e o resultado catastrófico de sua segunda experiência como administrador do município, bem que as atribuições acima - criadas por aqueles que são pagos para lhe amenizar a imagem de um típico nazi-fascista fora de época – podem levar os mais incautos a acreditarem que trata-se de um verdadeiro herói do povo, massacrado pela imprensa e perseguido implacavelmente por seus vorazes opositores.

O episódio ocorrido na última quinta-feira, no restaurante Tia Vicência, mostra que não é bem assim. Abespinhado por ter tido o crédito da prefeitura cortado pela pensão, que cobra meses de atraso no pagamento de alimentação fornecida ao município, o prefeito dirigiu-se até o estabelecimento e, de forma injustificavelmente agressiva, abriu o seu verbo já conhecido da pacata população da cidade e proferiu graves ofensas à honra e a moral do gerente do restaurante, Getúlio Bezerra da Costa, filho da Tia Vicência, em pleno horário em que pessoas inocentes saboreavam o seu almoço.

Segundo relatos do próprio Getúlio, além de insultá-lo de todas as maneiras que achou possível, Wanderlei prometeu vingar-se colocando a vigilância sanitária na “cola” do humilde restaurante que, entre outras pessoas não menos importantes, já recebeu a atriz Lucélia Santos e o ator Lima Duarte, o que nos faz acreditar que as pessoas que ali trabalham diariamente são preocupadas e compromissadas com a questão da limpeza e higiene do local, já que em virtude de receber, não de agora, pessoas famosas e turistas de vários lugares do mundo, têm a obrigação de zelar pelo nome e pela qualidade dos serviços que oferecem.

Mas a ameaça do prefeito, recheada de preconceito e abuso de autoridade, sugere que aqueles que ali trabalham são pessoas imundas, exercendo sua atividade por mera tolerância do poder público, sempre passível de uma fiscalização mais rigorosa, assim que se recusarem a atender aos caprichos do prefeito, ser superior, dono da cidade e da verdade. O fato mostra que o Sr. Wanderlei Viana não suporta ser contrariado, mesmo quando está evidentemente equivocado – a pensão não tem a obrigação de vender fiado para ninguém, principalmente para quem não é dado a honrar seus compromissos dentro dos prazos combinados.

A atitude do prefeito é caso de polícia e de justiça. Por isso o gerente agredido já registrou queixa na delegacia local e acionará o prefeito, segundo ele, no Juizado Especial Criminal por danos morais. É também mais um caso que comprova que ninguém cria ou inventa fatos para perseguir ou denegrir o prefeito. Ele mesmo, por sua conta e risco, se envolve em confusões absurdas, agindo por impulso, entregue aos seus destemperos que alguns acham coisa normal, até que os destemperos se virem contra os fiéis escudeiros do tiranóide.

A essa conduta extremamente irrecomendável, eivada pelo desprovimento de civilidade e marcada pelo alto grau de recorrência, o nosso sincero repúdio. São dezenas, senão centenas de ações judiciais, queixas na polícia, bate-bocas, vias de fato dentro da prefeitura e no meio da rua. Enquanto isso, a cidade largada, esburacada, mal-tratada. Tudo fato. Nada inventado. Invenção mesmo só de quem acha que o povo ‘adora’, no dizer de certos cupinchas e apaninguados, essa postura esdrúxula, sim, de quem não respeita, nem se dá ao respeito da população.

Nenhum comentário: