sexta-feira, 16 de março de 2007

Fim de semana em Xapuri.

Talvez por incapacidade de explicar a população porque sua administração vai tão mal, o prefeito trouxe a Xapuri um jornalista fanfarrão para sair em sua defesa. Nada mais justo. O que não se pode admitir é que nenhum forasteiro, desconhecedor da nossa realidade aqui chegue e chame de ‘malandro’ quem aqui nasceu e aqui trabalha desde que se entende por gente. O artigo “Fim de semana em Xapuri”, publicado no jornal O Rio Branco, edição da última quinta-feira, além ofensivo é parcial, tendencioso e mentiroso.

Idéias se discutem, mas com respeito. Primeiro, o senhor Arquibaldo Antunes deve dizer a população de Xapuri quem é e o que por aqui pretende. Tem sido comum nessa boa e hospitaleira terra, nos últimos dois anos, a aterrissagem constante de aventureiros, politicamente ressentidos, partidários do grupo que há mais de 8 anos coleciona recusas da população do Acre, que aqui chegam para se escorar (ou se esconder) no único mandato restante da desqualificada oposição existente nesse Estado.

Quero lembrar, no entanto, que muitas pessoas sérias, dignas e confiáveis se opõem ao governo da Frente Popular, inclusive defensoras de muitas opiniões contrárias ao passado e atual governo, que considero plenamente justas e verdadeiras, mas refiro-me a figuras reacionárias, mesmo que em alguns casos, qualificadas, mas desprovidas de credibilidade política e que, por isso, foram excluídas da vida administrativa do Estado por um período, pelo menos, de 12 anos. Alguns desses ainda insistem em achar que o povo é cego.

Não possuo “gurus”, apenas superiores que jamais interferiram ou interferem em minhas idéias e atitudes. Trabalho com liberdade e autonomia, mesmo que obedecendo a uma linha de trabalho estabelecida pelo governo, comum a qualquer empresa pública ou privada, que impõe certos limites a ação dos seus profissionais (me digam onde é que isso não existe, na Globo ou na TV Xapuri?) . Desafio que o próprio jornalista ouse a dizer o que pensa no âmbito do poder do senhor Wanderley, caso isso não corresponda com as suas idéias. Outros já tentaram. Saíram daqui corridos, escorraçados.

Senhor Archibaldo, conheça melhor o terreno em que pisa. O senhor está sobre um campo minado. Qualquer descuido... Já sabe. Pontapé no traseiro. Um profissional do seu porte, em minha opinião, deveria prestar-se a causas mais nobres do que, no uso da sua habilidade textual, tentar “tapar o sol com a peneira”. Mas já que por aqui passou um “fim de semana”, retorne e coloque os pés na lama da nossa periferia. Visite o bairro da Bolívia a pé, atreva-se a caminhar pelas ruas do Laranjal, converse, como eu faço, sem preguiça e sem medo, com funcionários provisórios que não recebem seus salários em dia. Garanto-lhe que não será tão fácil quanto escrever parágrafos bonitos, mas enganosos. Pura parolagem.

O erro do senhor Archibaldo Antunes e seus amigos da prefeitura é achar que comportamentos tresloucados e manias esdrúxulas podem ser atribuídos por terceiros a alguém. A mídia apenas divulga, às vezes com um pouco de exagero, as atitudes nada recomendáveis de um gestor público que são testemunhadas pela população do município. Do contrário o senhor estaria atribuindo à mídia a invenção dos fatos que rotineiramente são relatados na imprensa estadual. Se essa imagem é criada maldosamente pela imprensa, que se movam ações judiciais contra a imprensa. Certamente, elas renderão milhões em ações indenizatórias por calúnia, difamação e danos morais.

Um fim de semana em Xapuri e um passeio pelo único quilômetro de rua calçado no bairro Pantanal com recursos de projeto deixado pelo prefeito passado, não são suficientes para conhecer os reais problemas e sofrimentos enfrentados pela população da cidade, em especial dos bairros periféricos, relegados a um abandono jamais visto na história do município. Se estiver errado, me processem.

Xapuri merece mais e clama por isso diuturnamente.

Nenhum comentário: