sábado, 17 de março de 2007

Contagem regressiva

Faltando menos de dois anos para as próximas eleições municipais, as especulações em torno dos nomes dos prováveis candidatos a prefeitura de Xapuri já começaram. Algumas candidaturas já foram até anunciadas. Uma das quais, pelo próprio pretendente, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Cosmo Ferraz, que afirmou a sua intenção em disputar o cargo no programa Espaço do Povo, veiculado pela Rádio Educadora 6 de Agosto, no início desse ano. Mesmo sem partido desde que se desligou do PT, no início de 2006, Ronaldo Ferraz garantiu que se filiará a uma sigla ainda não definida e que será candidato mesmo que isso signifique contrariar os planos do seu grande aliado político, o prefeito Wanderley Viana, que ainda não comenta publicamente (por enquanto) se é candidato à reeleição.

Outra candidatura anunciada, mas dessa vez pela imprensa, é a da filha de Chico Mendes, Elenira Mendes, presidente da fundação e do instituto que levam o nome do sindicalista. Elenira é jovem, conseqüentemente inexperiente, mas aparenta ter a determinação do pai quando o assunto é administrar a cidade onde o líder seringueiro viveu e morreu, depois de colocar o mundo a par do que por aqui acontecia na década de 80. Formada em administração, aos 22 anos, casada e já mãe, Elenira poderá configurar uma alternativa nova, diferente do que até aqui se viu em termos de perfil de candidatos que já se submeteram ao crivo do eleitorado xapuriense. Se confirmar a pretensão, o grande obstáculo a ser superado pela filha de Chico Mendes é uma possível objeção de alguns setores do Partido dos Trabalhadores, ao qual é filiada, que costumam ser conservadores e resistentes quanto ao surgimento de novas lideranças.

Por outro lado, o grande trunfo de Elenira, o legado do seu pai, já possui muitos donos em Xapuri. As candidaturas do ex-prefeito Júlio Barbosa e do ex-vereador de quatro mandatos, Raimundo Mendes de Barros, o Raimundão, primo de Chico Mendes, foram todas ancoradas na história de resistência social liderada pelo seringueiro, isso sem falar em outras candidaturas mais distantes no tempo. Dentro do Diretório Municipal do PT em Xapuri, toda cogitação sobre nomes ecoa como precipitação. A cúpula do partido, escaldada com a última derrota para o homem do cotôco, estuda nas minúcias, as alternativas que atualmente são consideradas. De concreto, ainda não há nada. Mas já soam pelos bastidores alguns nomes mais cotados a sobressaírem entre os demais e figurarem brevemente no rol dos candidatos a candidatos.

O ex-prefeito Júlio Barbosa, às voltas com os problemas da sua prestação de contas do ano de 2001, recusada pelo Tribunal de Contas do Estado, e que estará sendo votada na próxima terça-feira, dia 20, na câmara, vê diminuídas suas, talvez não assumidas, pretensões em ser o candidato da vez. O candidato derrotado das últimas eleições municipais, Raimundo de Barros, possui o respaldo da boa votação obtida na eleição para a Assembléia Legislativa, quando dividiu os votos do partido com o professor Ermício Sena, candidato lançado pelo diretório. Raimundão também conta com o prestígio de quem obteve a metade dos votos válidos do último pleito local, quando perdeu para o atual prefeito por apenas 153 sufrágios. Tem a desvantagem de ter sido imposto como candidato pelo governo estadual passado, opinião que é aceita por grande parte dos petistas xapurienses.

Surgem com mais força, até agora, os nomes do Engenheiro Agrônomo Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos e do Secretário Adjunto de Saúde, Sérgio Roberto, coordenador da campanha vitoriosa do governador Binho Marques em Xapuri, nas últimas eleições estaduais. Ambos os nomes são bem aceitos pela comprovada capacidade técnica e experiência política adquirida nos longos anos de militância oposicionista e nos últimos oito de participação na administração petista no governo do Estado. É possível até, que os dois componham a mesma chapa. Resta saber de que forma os dois nomes serão recebidos pela população. Ubiracy não é da cidade, apesar de aqui ter vivido os últimos 8 anos, praticamente. Sérgio Roberto é filho da terra, do João Mucuím e da professora Nadir, mas está fora de Xapuri, efetivamente há mais de 15 anos, como se isso tivesse alguma importância significativa para o currículo de um prefeito. Porém, em se tratando de eleitorado xapuriense, alguns preceitos antigos ainda são fielmente cultuados por aqui.

Da parte do PSB, um dos principais aliados da Frente Popular, o racha com o PT em âmbito municipal nas próximas eleições é praticamente certo. Não é de hoje, algumas das principais lideranças do partido sonham com o cargo maior da administração municipal. O maior postulante da militância do partido é o atual primeiro secretário da câmara, vereador Erivélton Soares. Seu favoritismo, porém, passou a ser dividido com o suplente de Deputado Estadual, Manoel Moraes de Sales, ex-petista, que se filiou ao PSB para concorrer à Assembléia Legislativa. Apesar de não ter conseguido a sua eleição por muito pouco, Manoel Moraes saiu fortalecido pelos mais de três mil votos obtidos, o que o credenciou à condição de candidato natural do partido às próximas eleições, caso o PSB confirme candidatura própria.

Manoel Moraes tem contra si o envolvimento do atual presidente do seu partido Wágner Soares Menezes e o seu cunhado e coordenador de campanha, Pedro Leite Silva, o Tarauacá, em um possível crime de compra de votos para a sua campanha nas últimas eleições. Wágner Menezes e Pedro Tarauacá foram presos pela juíza eleitoral Zenair Ferreira Bueno Vasques Arantes na véspera das eleições com farto material irregular de propaganda e quase mil reais em espécie de forma fracionada, ou seja, em pacotes organizados por notas, numa clara indicação, para a juíza, que o dinheiro estava sendo usado para a compra de votos. O fato surtiu o efeito de uma bomba e a eleição de Moraes pode ter ido por águas abaixo com o escândalo. Somando-se a isso, o empresário tem estado afastado do contato com a cidade e a população nos últimos tempos. A falta de experiência política ou o seu mau assessoramento tem diminuído o seu suposto favoritismo provocado pela euforia de sua militância no calor da campanha eleitoral.

Considerando-se uma possível candidatura à reeleição do prefeito Wanderley Viana, o que acredito que deva ocorrer, qualquer prognóstico seria precipitado. Primeiro, naturalmente, porque ainda faltam quase dois anos para o fim do seu desastroso mandato. Depois, pelo fato de que os piores predicados e atitudes que envergonhariam o pior dos indivíduos, não foram suficientes para fazer o povo perceber que estava entrando, não numa canoa, mas num verdadeiro transatlântico furado. Wanderley é uma velha raposa. Apesar da aparente demência, é habilidoso na arte de ludibriar, persuadir e de se ‘vitimizar’. É mais perigoso quando parece estar morto, metaforicamente falando, é claro, pois foi da sepultura política que saiu para assombrar o município como se fosse uma espécie de zumbi investido de mandato.

Agora, é preciso analisar que tipo de apoio ele teria, já que após ser eleito, traiu e enxotou a maior parte dos seus apoiadores e financiadores. Acoitou um dos seus adversários de partido, o atual Secretário de Educação, José Everaldo Pereira, afastado da Secretaria de Estadual de Educação por denúncias de irregularidades na gestão da escola de Educação Infantil Latife Zaine Kalume, motivo pelo qual foi alvo de processo administrativo. A entrada de José Everaldo Pereira na equipe foi motivo de discórdia entre o prefeito e as principais lideranças do partido, como a professora Marilza Socorro, ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação e o atual presidente do Diretório Municipal do PMDB, Francisco Damião Bispo, que chegou a trocar sopapos e bofetes com o prefeito em pleno pátio da prefeitura.

Houve, enfim, uma grande debandada de apoiadores e aliados. Até o “guia” do prefeito, o empresário Narciso Mendes, parece ter fechado o canal para os discursos verborrágicos e prolixos, através da TV Rio Branco. A audiência da emissora até caiu com o fim das apresentações hilárias e patéticas ao vivo e a cores. Wanderley perdeu também o apoio do Deputado Chagas Romão e do Senador Flaviano Melo. Procurado pelos dois então candidatos na eleição última, o prefeito negou apoio aos antigos aliados e apostou as fichas no casal Mendes. Ganhou uma carona para Manacapuru.

Por fim, a avaliação do povo, que é a que mais importa, pode ser medida pelo contato com as pessoas nas ruas da cidade e através das reclamações via programas radiofônicos, por meio do que se percebe, no atual momento, um alto grau de insatisfação com a administração que não conseguiu oferecer nada de novo à população porque se negou a dialogar e fazer parcerias com o governo do Estado. É raro encontrar alguém, por mais otimista que seja, que aposte algum vintém na possibilidade de Viana se reeleger. Mas é bom lembrar que em 2004 também era assim. Quando se lançou candidato, passando por cima de tudo e de todos, ninguém acreditou nas suas chances. Dizem até, não garanto a veracidade da informação, que alguns petistas comemoraram com fogos de artifício a definição do seu nome.

Por essas e por outras, convém não arriscar palpites. Além do que, até as eleições, muita água ainda vai passar por baixo da ponte.

2 comentários:

Clénio Jorge disse...

Na avaliação dos nomes para prefeito dentro do partido dos trabalhadores, existe uma questão que o jornalista deixou de abordar; Os nomes que, segundo o texto, estão cogitados como "bem aceitos" dentro do partido dos trabalhadores, ainda não passaram por uma discussão interna que envolvesse algo além da cúpula do partido, a base ainda não foi ouvida, e todos nós ligados ao partido dos trabalhadores, ainda lembramos, os motivos da derrota do companheiro Raimundão; Penso que uma boa metodologia para a escolha do candidato seja a consulta popular.

xapuriense disse...

Raimari,

Para quem está longe da Cidade como eu seu artigo pontua bem o momento atual. Não vale esquecer que a "politica é muito dinamica" como afirmnou certa vez o Luiz Pereira (ex-prefeito de Placido de Castro).

Grande abraço.

Carlos