quinta-feira, 22 de março de 2007

BNDES poderá emprestar mais R$ 300 milhões ao Acre

O Secretário Estadual de Planejamento, Gilberto Siqueira, anunciou nessa quinta-feira, durante a visita de técnicos do BNDES às fábricas de tacos e preservativos masculinos, que o governo do Acre pretende adquirir um novo empréstimo junto ao banco de desenvolvimento no valor de 300 milhões de reais para concluir as obras de recuperação da BR-364 e para dar prosseguimento aos investimentos do projeto de industrialização do vale do Acre. Segundo ele, o Acre apresenta até o final de abril uma carta consulta e dá inicio às discussões sobre a terceira fase de investimentos do banco no Estado.

Os técnicos estiveram acompanhados, além do secretário Gilberto Siqueira, de outros representantes do Governo do Estado, como o Secretário de Turismo, Cassiano Marques, e o presidente da Funtac, César Dotto. Eles visitaram os emprendimentos do projeto de desenvolvimento sustentável do Acre, financiados pelo banco na administração do ex-governador Jorge Viana.

Antes de se dirigirem a Xapuri, onde vistoriaram as fábricas de pisos e preservativos, eles visitaram a Federação das Indústrias do Estado do Acre, onde o presidente da instituição, João Francisco Salomão, fez um balanço da atividade industrial na região do Vale do Acre, a partir dos investimentos feitos pelo governo do Estado nos últimos 8 anos. Para ele, esses investimentos financiados pelo BNDES alavancaram a atividade industrial no Estado.

Os técnicos do banco passaram também pela sede da indústria Alcoverde, antiga Alcobrás, no município de Capixaba, que com cerca mil hectares de cana-de-açúcar plantados, tem a previsão de começar a produzir álcool combustível em maio de 2008, de acordo com o Secretário Estadual de Agropecuária, Mauro Ribeiro. Segundo ele, com relação à garantia de mercados para exportação, apenas na região dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia existe uma demanda de 157 milhões de litros de álcool para serem explorados pelo Grupo Farias, que pretende aproveitar também a via de exportação oferecida pela Estrada do Pacífico.

De Xapuri, os técnicos se dirigiram para o município de Brasiléia, de onde partirão acompanhando a comitiva do governador Binho Marques na visita ao Peru, a partir de amanhã.

Nenhum comentário: