segunda-feira, 19 de março de 2007

A cultura jogada no vaso


Esse é o alojamento de um dos maiores patrimônios da cultura do município de Xapuri, a Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho. O nome homenageia a genitora de um dos mais ilustres xapurienses, o ex-senador, ex-ministro e ex-governador do Pará, Jarbas Passarinho.

Testemunha fiel dos mais importantes momentos da história da cidade desde de que foi criada, a 'Dona Júlia' há muito tempo não é tratada com o respeito que merece.

Depois ser de mandada de um lado para o outro em diversas administrações municipais, sempre se instalando em péssimas acomodações, a querida banda de música de Xapuri foi parar agora, talvez, no pior lugar de todos. As fotos dispensam as palavras.

Esse artigo não é uma crítica gratuita contra a atual administração, até porque essa situação não é recente. Aconteceu na administração passada e está sendo acentuada nesta atual gestão. O artigo é antes de tudo um apelo de profissionais que têm nessa instituição grande parte de suas vidas dedicada ao amor pela música e pela própria história e cultura de Xapuri. Aí nesse prédio abandonado e coberto pelo mato estão trabalhando pessoas conhecidas da nossa comunidade, com as mãos já calejadas pelo tempo, sem o prazer de verem seu amor e dedicação devidamente reconhecidos.

O banheiro do prédio é uma coisa ultrajante. Confesso que só acreditei porque vi as fotografias e deixo de publicar outras para preservar a dignidade desses profissionais que, além de serem obrigados a ensaiar as tocatas nesse lugar apavorante, enfrentam diariamente os riscos oferecidos pelas péssimas condições da rua e pela falta de iluminação no local. o prédio fica localizado na rua Deocleciano Lago, com fundos para a rua Dr. Batista de Moraes. Ao lado, fica a Igreja Adventista do 7º dia.

Para terminar, imaginem a seguinte situação: o Coronel Jarbas Passarinho retorna à sua terra de nascimento e deseja conhecer as acomodações da ilustre banda de música que leva o nome de sua querida mãe. Quem se habilitaria?

Um comentário:

Unknown disse...

Olá! Colega e conterrâneo!
Faz algum tempo que não nos vemos, pois devido trabalho e outras “coisinhas”, tenho ido pouco à minha cidade querida e fico triste pelas condições sub-humanas, cuja qual nossa população tem vivido nesta última década, mas não culpo apenas aos governantes, mas também à população, a gente da nossa cidade, que precisa fazer algo urgente para “mudar” efetivamente o rumo e história, precisamos trazer de volta a tão querida “Princesinha do Acre” como era conhecida. Bem, saindo um pouco dessa realidade, quero aqui expressar com congratulação o seu Blog, por fazer desse espaço um lugar aonde o povo Xapuriense e tão logo todos os Acreanos possam se ver, através das pautas e matérias que dizem respeito ao nosso dia-a-dia. Quero parabenizá-lo pela iniciativa e esperamos (esperança) que dias vindouros de muitas bênçãos e alegrias possam ser vividos pelo nosso povo e que Xapuri resgate o seu tão lindo nome conhecido até mundialmente “A Princesinha do Acre” e nós fazemos parte dessa história.
Um grande abraço e muitas felicidades pra você!

Paolo Almeida
Músico e Funcionário Público