quinta-feira, 21 de março de 2013

Morre símbolo da luta dos Soldados da Borracha

Deputada Perpétua Almeida lamenta e apela à Dilma para que evite novas mortes sem o reconhecimento salarial

734321_464030853666321_1151025747_n

Da Assessoria da Deputada

Vicência Bezerra da Costa, a Tia Vicência como era conhecida, nasceu no Ceará e veio para o Acre como Soldada da Borracha.

Atraída pelas promessas do Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (Semta), chegou ao Acre aos 14 anos de idade, junto com as levas de nordestinos que foram enviados para os seringais amazônicos.

Como os outros 60 mil Soldados da Borracha importados do nordeste, Vicência foi incumbida de coletar o látex para abastecer a indústria de guerra dos Estados Unidos.

Mesmo atravessando todas as dificuldades de viajar amontoada com os outros, tendo o navio acompanhado por caça-minas e aviões de guerra, ter estado sob a mira de um submarino alemão e depois em terras desconhecidas trabalhar arduamente, Vicência nunca perdeu o bom humor.

Autora do Hino do Soldado da Borracha, cantava-o orgulhosamente em todas as solenidades e até o último minuto de sua vida acreditou no reconhecimento do trabalho que desempenhou.

A animação dela contagiava os que duvidavam da equiparação salarial com o soldo dos subtenentes do exército. Benefício que não conseguiu alcançar.

Dona Vicência morreu nas primeiras horas desta quinta-feira (21), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ela tinha 84 anos e deixa 4 filhos outros quarenta descendentes, entre netos e bisnetos.

A morte chocou a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), autora e relatora do projeto que equipara a pensão dos soldados da borracha ao soldo dos ex-combatentes de guerra, conhecidos como pracinhas. Projeto que, ainda, aguarda para ser incluído na pauta de votação da Câmara.

“É mais uma que morre sem ter seus direitos de Soldado da Borracha reconhecidos. Impossível não chorar! Eu fico com o coração sangrando, esperando quem será o próximo.  E lembro que meu pai, também Soldado da Borracha, esperançoso por ter seus direitos reconhecidos,  completou 90 anos. Faço mais um apelo a presidenta Dilma, para que faça justiça! São tão poucos! Preciso que a Bancada do Acre me ajude nessa luta. Já ta ficando muito tarde... Eles não aguentam mais esperar!”, desabafou.

Um comentário:

Sued disse...

Eu quero me solidarizar com meus conterraneos XAPURIENSES pela morte da DONA VICENÇA,eu ainda adolescente trabalhava em XAPURI entregando jornal,quando eu deixava ela sem jornal ela ficava uma fera comigo,,,DONA VICENÇA veio do CEARÁ junto com meu ja falecido pai JOÃO PEREIRA,vieram no navio por nome de COMANDANTE RIPP,hoje se foi mais uma vítima desse país de faz de conta,que não cuida dos seus verdadeiros herois,hoje da tristeza a gente ver quem são considerados os veradeiros herois da pátria somente os GENUÍNOS E DIRCEUS é quem tem valor nesse país,vá em paz tia VICENÇA,valeu pela sua luta.....