terça-feira, 19 de março de 2013

Aniversário de Xapuri

Maxsuel Maia

A Prefeitura Municipal de Xapuri lançou oficialmente a programação para as comemorações do 108º aniversário do município. O convite do evento descreve todas as atividades que serão realizadas, tendo início no próximo dia 20, com encerramento no dia 23.

Como de costume, mais uma vez a programação proposta pela prefeitura não condiz com a grandiosidade que a ocasião requer, o que ofusca as comemorações pelo aniversário da cidade. Por sua importância histórica, essa data deveria atrair gente de todo o Estado para Xapuri, mas a falta de boas atrações é sinônimo de festa medíocre, com baixa participação popular, isso é fato e já foi visto por administradores e população xapuriense, mas entra ano, sai ano e nossos gestores continuam com a mesma síndrome de apequenamento.

Como a crítica pela crítica é burra, elencarei dois pontos simples que poderiam ser aproveitados, mas que foram esquecidos:

1- Show Musical: Nenhuma atividade musical consta na programação oferecida, algo inconcebível se levado em consideração o povo festeiro que é o xapuriense. Um grande show de encerramento na noite do dia 23 com bandas locais e uma atração de fora do município seria o suficiente.

2- Exposições: O aniversário de um município requer atividades que ajudem a contar um pouco de sua História. Exposições e palestras poderiam ser realizadas em praça pública na tarde do dia 22, com a participação da comunidade escolar e população em geral. Fotos antigas, historiadores e gente disposta a ajudar tem de monte, nem precisa procurar tanto.

O ponto positivo fica por conta da programação esportiva, que contará com torneios de futebol, handebol, corridas pedestre e ciclística. O mais negativo de todos é a atividade escolhida para encerrar os festejos, uma cavalgada, que passará pelas ruas de Xapuri espalhando desordem, merda de boi e muito lixo.

Nossa terra merece presente melhor, tenho dito! 

Maxsuel Maia é blogueiro.

Nenhum comentário: