quinta-feira, 28 de março de 2013

Dias melhores

Nader Sarkis

O debate sobre segurança precisa romper o pensamento nanico de que a causa da violência registrada ultimamente em nossa cidade seja exclusivamente o excesso de bares ou casas noturnas.

Lembrando o fatídico episódio da boate Kiss, no Rio Grande do Sul, em um único lugar morreram mais de 200 pessoas e a bebida alcóolica não foi o fator decisivo para a tragédia. Antes de qualquer pensamento ingênuo, sem essa de fazer apologia à bebida.

Os motivos daquele funesto acontecimento são inúmeros: alvará vencido, falta de inspeção pelos órgãos competentes, acústica inadequada, artefato incendiário. Vejam, não era faca, tampouco revólver na mão de ninguém. Mesmo assim muita gente morreu em um único ambiente. E por tudo isso, muitos irão responder judicialmente, não apenas os donos da boate.

De volta pra terrinha, compreende-se que nenhuma instituição colocou faca na mão de nenhum agressor para atentar contra a vida de ninguém, mas há de se compreender que os donos de bares e casas noturnas que pagam seus impostos pra venderem legalmente bebidas alcóolicas também não colocaram faca na mão de nenhuma pessoa, muito menos a população xapuriense.

Ora, sabemos que existem inúmeros fatores que cooperam para uma cidade do porte de Xapuri ter, lamentavelmente, frequentes ações de violência. Talvez essa discussão passe pela família, escola, falta de geração de emprego, falta de efetivo policial, enfim têm vários.

Espera-se que brevemente a sociedade, autoridades e polícias se proponham a esse debate sem melindres, sem que ninguém se arvore a proprietários da verdade, sem receio de críticas, ou seja, de forma civilizada para que nossa cidade tenha dias melhores.

Nader Sarkis é professor e radialista.

Nenhum comentário: