quarta-feira, 27 de março de 2013

É no adjunto!

image

Maxsuel Maia

Foi realizado na tarde do último sábado o "I Encontro dos Filhos e Amigos de Xapuri", um grupo idealizado para juntar os xapurienses em torno de um objetivo comum: O desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida do seu povo. A data do encontro não foi escolhida ao caso, afinal, Xapuri acabara de completar 108 anos de uma existência repleta de lutas, trabalho e conquistas.

As atividades ocorreram na casa do xapuriense Emir Mendonça, reunindo cerca de 40 filhos e amigos de Xapuri, que se confraternizaram num clima de muita união e desfrutaram da ótima programação elaborada. Logo no início, foi apresentada a exposição "Xapuri Fotografada", com fotos antigas de lugares e personagens que ajudam a contar a História do município.

Após a exposição, a xapuriense Antônia Lúcia ministrou uma palestra sobre o enorme potencial cultural e turístico que Xapuri possui, já que uma das principais ambições do grupo é registrar a cidade como Centro Cultural e Ecológico, explorando o turismo de baixo impacto, respeitando sempre nossas riquezas naturais. Por falar em cultura, quem também se fez presente foi a Secretária Municipal de Cultura, Elisângela Horácio, que discursou representando o prefeito, o que ajuda a evidenciar que o grupo não foi criado para fazer oposição ou governo paralelo, mas sim para agregar na parceria entre governo e sociedade civil organizada. Nosso projeto político e nosso partido é um só: Xapuri!

Outro ponto de destaque foi a programação musical, comandada por Carlinhos Castelo, Carlos Estevão, Família Musical, Maísa Farias e este blogueiro que às vezes também dá suas cantaroladas. Os músicos citados cumpriram à risca a tradição de que Xapuri é um celeiro de bons artistas, com um repertório vasto, apresentando inclusive musicas autorais que homenageiam a terra natal.

Ao final, um virtuoso debate entre os xapurienses participantes serviu para analisar o encontro, traçar os próximos objetivos e mostrar o alto nível de comprometimento da parte de todos. Um novo evento já está sendo programado para acontecer no mês de maio, mas dessa vez em Xapuri, onde se colocará em prática outra grande missão do grupo que é envolver a todos, espantar  o  comodismo, chamar o povo pra discutirmos juntos o futuro da cidade. Juntos somos mais fortes e essa ideia de união e participação já virou jargão entre os filhos e amigos, agora é assim: "É no adjunto"!

Veja mais fotos na página do grupo "Filhos e Amigos de Xapuri" no Facebook.

Maxsuel Maia é blogueiro xapuriense.

Um comentário:

xapuriense disse...

No encontro de maio, além da “caravana” e do seminário, estamos planejando um evento cultural na praça. Uma banda base acompanharia talentos femininos de Xapuri. Um Show semelhante ao "Boca de Mulher". Mas só com Xapurienses. A ideia é que as mulheres xapuriense, principalmente as que não militam no cenário musical, soltem a voz. Já nos indicaram Maísa Farias, Hadyla (filha da Marcia e do Aziz), Otavia Silva. As mulheres xapurienses que gostam da boa música (falei boa) podem entrar em contato.

Quanto ao seminário, pensa-se nas seguintes falas:
1) Situação atual e perspectivas – Prefeito de Xapuri
2) Xapuri: Histórias e Memórias
3) Construindo um futuro possível