domingo, 20 de abril de 2008

Política e politicalha

Rui Barbosa

A política afina o espírito humano, educa os povos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida de que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.

Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis.

A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou um conjunto de funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.

Trechos escolhidos de Rui Barbosa.
Edições de Ouro: Rio de Janeiro, 1964.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, amigo Raimari!

Muito pertinente e atenciosa a postagem das palavras de Rui Barbosa. Uma contribuição à democracia.
Grande abraço do amigo,

Marcos Afonso.

Unknown disse...

Boa Tarde, Raimari
Ainda bem que este texto esta em um lugar onde os lideres do Ptzinho de Xapuri possa ler, pois politicalha e o que alguns deles fazem, usando um partido de historia tão bonita para beneficio proprio não e seu Julio Barbosa. Não sou anonimo e estou aberto a conversa.
obrigado Raimari e continue sempre assim, um grande jornalista.