quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pelo avanço dos blogs

Narciso Mendes

Se nas modernas sociedades democráticas tudo que contribui com a circulação da informação é sempre bem vindo, há que se considerar o “blog” como uma oportunidade singular. Impossível que exista outro meio de comunicação, através do qual as notícias possam fluir e circular com tanta facilidade e rapidez, sobretudo a custos extravagantemente baixíssimos.

A despeito de suas aparentes vantagens, o blog pode se tornar num instrumento de difusão da má informação, porquanto, em permitindo o anonimato, em muito pode favorecer as ações dos mal intencionados, dos politicamente incorretos e dos cegamente apaixonados. Que importância pode ser dada a uma fonte que sequer pode ser identificada? Reservada, até que se admite. Ignorada, nunca.

Brasil afora, os blogs estão ganhando força e espaço entre os meios de comunicação. Cá entre nós, também. Por vezes já não mais precisamos esperar pelos atrazados telejornais, tampouco pelo jornal do dia seguinte para tomarmos conhecimento de uma determinada notícia. Por ser “on-line”, o blog chega à frente de todos eles.

O blogueiro que zela pelo seu “blog” não pode e não deve dar divulgação a uma informação cujo autor se escondeu sob o manto do anonimato, pois não basta apenas que a notícia seja aparentemente boa, e sim, que a fonte seja inequivocamente legítima.

Quem acusa, quem contesta, quem critica, e até mesmo, quem bajula, tem que por a cara na janela. Do contrário, como questioná-lo? Se a verdade não tem dono e carece ser permanentemente buscada, sua busca fica literalmente prejudicada quando um dos debatedores começa negando sua própria identidade. O apócrifo pode até emitir suas estultices, porquanto não temos como evitar que assim proceda, entretanto, um “blog” que se preza, remete-as diretamente para o cesto de lixo.

Má informação é muito pior do que não informar. Se a não-informação alimenta a ignorância, a má informação poderá levar-nos a tirar as mais equivocadas conclusões. Nada contra os “blogs”, muito pelo contrário, considero-os fundamentalmente importantes à nossa comunicação, entretanto, separar o joio do trigo, faz-se absolutamente necessário e imprescindível.

O blogueiro que pretenda ser lido e respeitado não pode levar a sério, e tampouco dar divulgação, a uma informação trazida por alguém que sequer tem cara - e muito menos coragem - para assumir as conseqüentes responsabilidades – ou irresponsabilidades – de suas informações.Os blogs precisam se constituir num avanço e não no atraso da moderna comunicação.

◙ O empresário Narciso Mendes, dono da TV e do jornal Rio Branco, escreve no blog do Altino Machado às quartas-feiras.

Nenhum comentário: