quarta-feira, 30 de abril de 2008

Elenira: eleições e 20 anos sem Chico

Recém chegada da viagem em que conheceu os músicos do Maná, Elenira Mendes fala sobre eleições e das homenagens dos 20 anos da morte do líder seringueiro Chico Mendes


Elenira Mendes no encontro com a banda Maná, na Colômbia. Na foto, com Fher Olvera (vocalista) e Alex (baterista).

Recebi a visita da presidente do Instituto Chico Mendes e pré-candidata do PV à prefeitura de Xapuri, Elenira Mendes, na tarde desta terça-feira, na Rádio Educadora 6 de Agosto, onde conversamos por cerca de 10 minutos (fora do ar), sobre alguns assuntos, como as eleições municipais deste ano, o trabalho desenvolvido pelo instituto que ela preside e os preparativos para as homenagens do vigésimo ano da morte de seu pai, assassinado em 1988. De lá, Elenira seguiu para o seringal Cachoeira, acompanhando uma equipe da Rádio BBC de Londres que está no Acre trabalhando na produção de um documentário sobre a vida do líder sindical, seringueiro e herói brasileiro Chico Mendes.

Sobre o trabalho da emissora inglesa, que veio ao Acre a convite do Instituto Chico Mendes, Elenira explicou que o objetivo da BBC é fazer uma reportagem desmitificando a figura de Chico Mendes, mostrando o seringueiro como ele realmente foi, na sua simplicidade e concretude. “um homem normal, com defeitos e virtudes. Um herói, sim, mas feito de carne e osso com os mesmos valores, temores e angústias comuns a todos os homens”.

Elenira diz que o conceito de herói que acompanha Chico Mendes é, muitas vezes, exposto de uma forma hiperbólica pela mídia, o que afasta a imagem do seringueiro daquilo que ele realmente foi e representou para as pessoas que com ele conviveram e compartilharam de suas lutas e idéias. Por isso, o foco das entrevistas é direcionado paras as pessoas que realmente fizeram parte do dia-a-dia do seringueiro, como seu irmão Zuza Mendes e seu primo Raimundo de Barros, entre outros.

Recém chegada da cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde participou de um congresso da igreja da qual participa, depois de ter ido à Colômbia encontrar os mexicanos da banda Maná, Elenira se mostrou surpresa com algumas informações veiculadas por alguns setores da imprensa acreana, afirmando que ela desistira da intenção de disputar a prefeitura de Xapuri nas próximas eleições. Ela nega as informações, garante que é mais pré-candidata do que nunca e que o seu partido, o PV, está afinando as discussões com o PP e o PC do B, para oficializar a uma posição definitiva até a primeira quinzena de maio.

Sobre a informação de que Jorge Viana teria lhe pedido para desistir da candidatura, Elenira disse que não chegou sequer a conversar com o ex-governador. Ela afirma que Jorge Viana teve uma conversa com sua mãe, Ilzamar Mendes, a quem deu sua opinião sobre a possível candidatura. “O Jorge acha que eu não devo entrar nessa política pequena que é praticada em Xapuri. Acha que contribuo mais defendendo o nome e os ideais de meu pai, através do trabalho que faço no Instituto Chico Mendes”, diz.

Elenira faz questão de deixar claro, que apesar do respeito que possui por Jorge Viana, a opinião dele sobre suas intenções políticas não terá influência sobre a sua decisão em ser candidata ou não.

“A definição de meu nome para disputar as eleições em Xapuri será resultado das discussões que estão acontecendo dentro do meu partido e com os nossos aliados. Se continuarmos entendendo que nosso nome é bom para Xapuri e que somos bem aceitos pela população, disputaremos, sim, as eleições”, afirma ela.

Perguntada sobre o que a move para o objetivo de ser prefeita, Elenira diz que é impulsionada pela vontade e pela certeza de que pode fazer muito pela cidade em que seu pai viveu e morreu. “É muito triste a situação da cidade e chega a ser constrangedor convidarmos alguém para conhecer a terra em que Chico Mendes viveu e as pessoas se depararem com as ruas esburacadas e uma realidade diferente da idéia que se tem lá fora sobre Xapuri”.

Outro ponto que Elenira faz questão de esclarecer é o de que se, por ventura, não for candidata, não existe a menor possibilidade de que venha a apoiar o pré-candidato do PT, Ubiracy Vasconcelos. Como eu já havia antecipado em outro post, as lideranças verdes - algumas dissidentes do PT - não enxergam mais a possibilidade de diálogo entre as duas siglas. A posição dos petistas não é diferente. Consideram que alguns novos membros do PV apenas usam o partido como trampolim para atingir antigos objetivos.

Afora a política, a presidente do ICM está envolvida com os preparativos para as homenagens aos 20 anos da morte de Chico Mendes. Nos dias 11 e 12 de abril, Elenira se encontrou com os músicos da banda mexicana Maná, em Bogotá, na Colômbia. A banda, que compôs uma música em homenagem a Chico (Cuando los Angeles Lloran, de autoria do vocalista Fher Olvera), recebeu Elenira como convidada especial no show que realizou na capital colombiana e pretende vir ao Acre participar dos eventos.

Nenhum comentário: