terça-feira, 8 de abril de 2008

Caneta nervosa

Em um item a prefeitura de Xapuri certamente está entre as melhores do país: demissão de secretários e assessores. Neste quesito, Vanderley Viana é quase imbatível.

Segundo o professor de matemática, Joscires Ângelo, ex-chefe de gabinete e uma das últimas vítimas da caneta nervosa do prefeito, foram nada mais nada menos que 47 substituições de cargos de confiança em 3 anos de mandato, uma média superior a 15 por ano.

Eis os números de demissões mostrados no blog do Joscires:

Gabinete - 8
Finanças - 4
Procuradoria - 5
Saúde - 4
Educação - 11
Semap - 5
Sematur - 6
FMCD - 4

Total - 47

A mais recente egressão das hostes do general Vanderley foi da secretária municipal de educação, Maria Dorotéia Monteiro Batista. Os motivos e a maneira como se deu a demissão não são muito comentados na cidade.

Suspeita-se que a posição da secretária com relação à paralisação promovida pelos professores do município há algumas semanas tenha desagradado ao prefeito.

Dorotéia declarou, em entrevista à Rádio Educadora, que não se oporia ao direito dos servidores da educação de se manifestar contra a política da prefeitura para com a categoria, deixando clara a sua intenção de dialogar com o Sinteac.

Não é garantido que esse tenha sido o motivo da saída da secretária, mas é certo que secretário desta gestão não tem autonomia nem liberdade de ação. São meros cumpridores de ordens e o tempo de suas permanências nos cargos é diretamente proporcional ao grau de subserviência que possuem. Comprovam isso os números do professor Joscires.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde...
Como leitor assiduo de seu blog vi esta postagem e não me contive em deixar aqui meu comentario.
Pois bem, um dos motivos principais da saida da Prof.ª Maria Dorothéia então secretária de educação se deu devido a atual Secretária de Finanças e possivel candidata a vice do prefeito Sr.ª Aucelina tentar de todas as formas boicota as diversas atividades que vinham sendo desenvolvidas pela equipe da prof.ª Dorothéia por exemplo (não efetuando pagamentos de terceiros, omissão de informações, entre outros)... atitudes essas que mesmo assim não surtiram efeitos para que a prof.ª Dorothéia saisse do cargo. Mudando de estratégia a Sr.ª Aucelina resolve desmontar a equipe da prof.ª Dorothéia fazendo o Sr. Prefeito exonerar e demite membros de sua equipe administrativa e pedagógica culminando com a demissão do então Diretor de Planejamento Programas e Projetos o que levou a Prof.ª Dorothéia a de imediato redigir seu pedido de exoneração. Em suma está é a historinha que circula nos bastidores bizarros da atual administração municipal. E fica aqui um aviso para aqueles que ainda se encontram nesse corvil de cobras: "se cuidem caros colegas pois o novo braço direito do Sr. Prefeito está com a bola da vez e manda e desmanda na prefeitura". Acho que já assistimos esse filme e sabemos o que vem depois, quando o estrago já estive feito o prefeito sai gritando pelos 4 cantos da cidade que foi traido de uma forma q nunca esperava. Em Xapuri as coisas são sempre assim.