quarta-feira, 16 de abril de 2008

Amazônia Sustentável

Dia 18 de abril São Paulo recebe as principais lideranças pela sustentabilidade na Amazônia.

Adalberto Wodianer Marcondes, da Envolverde

Lideranças das maiores empresas que atuam na Amazônia, de importantes organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais estão juntas no Fórum Amazônia Sustentável, um espaço de diálogo onde os desafios para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável são a pauta cotidiana. O objetivo desta mobilização é uma união de saberes, corporativos e tradicionais, que permitam à Amazônia uma oportunidade de se desenvolver abandonando o modelo predatório.

Empresários e líderes sociais acreditam que não haverá desenvolvimento enquanto persistirem na Amazônia o crime e a impunidade como regras básicas, o trabalho escravo e a degradação ambiental como ferramentas aceitas para a obtenção de lucro. Ricardo Young, um dos mais ativos participantes do Fórum Amazônia, acredita que é possível uma convergência dos interesses das grandes empresas que atuam na região e dos movimentos sociais a partir de indicadores claros que possibilitem um outro tipo de governança para a Amazônia. “É preciso construir uma agenda mínima comum, porque ninguém vai conseguir enfrentar sozinho o desafio”, diz Young.

A aposta nesta agenda mínima tem parceiros de peso, como a Alcoa, que mantém parte importante de seus investimentos na região, a Philips, o Grupo Orsa, a Natura, além de bancos e empresas de diversos setores e portes. Do lado da sociedade civil estão organizações como o Instituto Ethos, Imazon, Avina, Conselho Nacional dos Seringueiros e muitas outras. Ao todo cerca de 100 organizações e empresas já são signatárias do Fórum Amazônia Sustentável.

O Fórum Amazônia foi criado em Belém, em novembro de 2007, e agora inicia sua etapa de lançamentos nacionais por São Paulo. Isto está sendo feito para que mais lideranças tenham oportunidade de conhecer o trabalho que está sendo realizado e também para que a imprensa possa ter acesso às informações que estão sendo trabalhadas entre os signatários em Grupos de Trabalho que estão debatendo temas como Fortalecimento de Mercados, Valorização de Conhecimentos Tradicionais, Demandas de Ações do Estado e Pesquisas Científicas, entre outros.

O lançamento em São Paulo será durante a III Feira Brasil Certificado, que acontece de 16 a 18 de abril, no Centro de Exposições São Luís, na rua Luis Coelho, 323, próximo à Av. Paulista.

A cerimônia de lançamento será às 17 horas do dia 18 de abril, e terá a presença de diversas empresas e organizações.

A Alcoa e a Vale do Rio Doce patrocinaram o lançamento do Fórum Amazônia Sustentável, em Belém (PA), no dia 05 de novembro do ano passado. O fórum teve a adesão da maior rede de setores populares da região, o Grupo de Trabalho Amazônia (GTA) e de diversas ONG´s. Veja o que diz o artigo Brasil - Inquietações sobre o Fórum Amazônia Sustentável sobre os possíveis interesses que colocam as duas empresas na vanguarda da iniciativa pela Amazônia.

Nenhum comentário: