quinta-feira, 3 de abril de 2008

Agora vai

Governo inaugura a fábrica de preservativos masculinos de Xapuri na próxima segunda-feira, dia 7, com a presença dos Ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e do Meio Ambiente, Marina Silva. O empreendimento é esperança de redenção da economia baseada no extrativismo, que perdeu a força há muitas décadas no Acre



Não será com a presença do presidente Lula, como o governo do Acre programara, mas, finalmente, a fábrica de preservativos Natex será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, com a presença do ministro da saúde, José Gomes Temporão, conforme foi divulgado nesta quinta-feira pela Rádio Difusora Acreana.

A inauguração, adiada por algumas vezes, é aguardada com ansiedade por centenas de seringueiros envolvidos na produção do látex. No momento, 422 produtores estão fornecendo látex para a fábrica e mais 800 estão cadastrados e capacitados para ingressar no programa de abastecimento da indústria.

A Natex será a primeira fábrica do mundo a produzir preservativos a partir de matéria-prima extraída de seringais nativos. As camisinhas já passaram pelo teste de qualidade do Inmetro, faltando agora apenas a licença de comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

Atualmente, trabalham na fábrica 75 funcionários, entre o setor de centrifugação do látex e a linha de produção. Esse número deve chegar a 160 trabalhadores ainda este ano, com o início da produção que tem previsão de atingir as 100 milhões de unidades anuais. A produção terá como destino o Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor-técnico da Seaprof, Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos, antes da inauguração, que acontece às 2 horas da tarde, o ministro faz uma visita de ordem técnica à fábrica, acompanhado pelo governador Binho Marques, Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o senador Tião Viana e alguns assessores.

A chegada do ministro Temporão a Xapuri acontece depois do meio-dia. Antes da inauguração, que acontece às 2 horas da tarde, o ministro faz uma visita de ordem técnica à fábrica, acompanhado do governador Binho Marques, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e do senador Tião Viana e alguns assessores.

No ato da inauguração deverá acontecer a assinatura de um convênio entre o Ministério da Saúde e o governo do Acre no valor de R$ 22 milhões. O dinheiro será repassado no decorrer dos próximos três anos e será usado no capital de giro da fábrica e no desenvolvimento de novas tecnologias

Nenhum comentário: