domingo, 15 de junho de 2008

Talento xapuriense

A escritora xapuriense Rannife Augusta Carvalho de Oliveira dividiu o primeiro lugar, na categoria Romance, do I Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Acreana, promovido pela Fundação Garibaldi Brasil em parceria com a Academia Acreana de letras. O anúncio dos vencedores foi feito neste sábado, 14, na Feira do Sebo, no Calçadão do Mercado Velho. Foram 61 obras escolhidas para serem contempladas entre 150 analisadas por uma comissão de profissionais das artes literárias.

Rannife Carvalho foi premiada com a obra O homem da Rua Sadala Koury. Ela dividirá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1.500,00, além de ter a obra publicada em livro. A realização do Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Edição 2007 faz parte da comemoração do centenário de nascimento de Garibaldi Brasil, agitador cultural que nomeia a Fundação Municipal de Cultura. Foram seis as categorias premiadas: Conto, Crônica, Romance, Poema, Ensaio e Relato, memórias e casos.

Rannife Augusta Carvalho de Oliveira é filha do casal José Augusto de Oliveira (Mirim) e Ziláh Carvalho de Oliveira. Formada em Ciências Sociais e cursando o terceiro ano de Psicologia, a jovem escritora já tem cerca de 10 obras escritas à espera de publicação. A conquista do Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura certamente abrirá portas para mais esse talento da terra de Chico Mendes. Em breve, publicarei mais informações a respeito do trabalho de Ranife.

3 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo Raimari,
Obrigada por trazer sempre notícias de nossa amada Xapuri.
Somos sabedores que nossa terra nos orgulha com o talento de tantas pessoas elustres. E agora para engrossar mais ainda esse caldo, vc nos parabeniza com a notícia da Rannife, o que me deixou transbordando de alegria.
Fui vizinha da Rannife quase 17 anos e acompanhei sua dedicação aos estudos, bem como sempre ouvi falar de suas obras. Não as conheço, mais vindo de uma pessoa inteligente, meiga e carinhosa como ela é, sei que vai estourar de sucessos. Abraços.
Márcia Pereira

Jose Porfiro disse...

Sempre que posso procuro informações sobre Xapuri. Sobre o Acre. Já que estou temporariamente ausente. Essa informação é relevante, pois mostra que ainda tem gente pensando nesse nosso mundo. Faz um pouco de tempo que sai de Xapuri, Ranife Augusta Carvalho de Oliveira não sabe quem sou. Mesmo assim, parabéns pela conquista!
Rio, 16jun2008, José Porfiro (jporfiro@uol.com.br).

Unknown disse...

Raimari, aproveito a onda de boas noticias para te dizer que o Movimento "arte na ruina", aquele encabeçado pelo Wagner San e outros talentosos jovens de Xapuri, ganharam uma grande oportunidade de divulgar o movimento a nivel nacional, pois a história do arte na ruina foi selecionado dentre mais de 1.500 outras histórias no projeto "Revelando os Brasis" do ministério da cultura; Agora o Wagner san está afivelando as malas para dia 23 ir ao Rio de Janeiro passar por 10 dias de capacitação em produção e direção de cinema para realizar um documentário de 15 minutos sobre o Arte na Ruina, documentário esse que vai ser distribuido em todo Brasil nas bibliotecas e espaços de leitura, participar de mostras e festivais de cinema no Brasil, além de ser veiculado no canal Futura.

O resultado oficial da seleção sai ainda essa semana, mais já houve um contato da comissão de seleção dos projetos com o grupo, informando da escolha da história e de mais outras 39 histórias de todo Brasil.
Mais informações no site:
http:// www.revelandoosbrasis.com.br