quarta-feira, 11 de junho de 2008

Comunidade da Sibéria atinge a maioridade



Uma das comunidades mais organizadas do município de Xapuri, o bairro da Sibéria, separado da área central da cidade pelo rio Acre, comemora desde ontem, com uma programação de causar inveja aos principais festejos da cidade, 21 anos de organização comunitária.

O povoado existe há muitos anos, bem mais que os 21 comemorados, mas a população resolveu adotar a data de fundação da associação de moradores do bairro como oficial para o início da comemoração anual, o dia 10 de junho.

Serão cinco dias de muita festa, com shows musicais, eventos esportivos e celebrações religiosas. A associação de moradores aguarda a participação de um grande número de pessoas da cidade e também de outros municípios. A atração desta quarta-feira, por exemplo, é o cantor xapuriense Geraldo Leite, que todos os anos é presença garantida no evento.

Apesar do clima de festeiro, um dos pontos mais importantes das atividades desenvolvidas no bairro durante os festejos será, no entanto, na área de assistência médica e de atendimento ao cidadão. Nesta quinta-feira (12) acontece mais uma edição do Projeto Cidadão e o Sebrae também fará atendimentos na comunidade para empreendedores. A partir da sexta-feira (13), será a vez do atendimento do programa Saúde Itinerante.


O presidente da Associação de Moradores do Bairro Sibéria, João Jorge Cosmo da Silva, comemora a maioridade da organização da organização comunitária que preside há vários anos. Segundo ele, com uma proposta de desenvolvimento comprometida com a melhoria do nível vida das pessoas de forma coletiva, direcionada principalmente para as famílias mais carentes, a comunidade conseguiu, a partir do envolvimento da grande maioria dos moradores, junto aos governos estadual e municipal, algumas vitórias importantes em diversas áreas.
Melhoramentos alcançados pelo bairro nos últimos anos:
Saneamento básico: distribuição de água tratada e canalizada para 99% das residências, implantação de 3 poços artesianos, luz elétrica em 80% das residências, construção de 40 módulos sanitários, abertura e limpeza de algumas ruas com coleta de lixo residencial, etc.
Na área do produção: transporte temporário para transportar os produtos dos pequenos agricultores, melhorias de áreas agrícolas, construção de açudes para a piscicultura, máquinas e equipamentos para o beneficiamento de alguns produtos agrícolas.
No setor educacional: luta em favor da reforma e ampliação da escola de ensino Fundamental Madre Gabriela Nardi, informatização da Escola “Madre Gabriela”, implantação da escola de ensino infantil São João do Guarani e implantação na comunidade da maior escola comunitária de informática de Xapuri, com 20 microcomputadores.
Na área de geração de emprego e renda: implantação da cerâmica comunitária, do açougue comunitário, da beneficiadora de arroz, implantação de hortas comunitárias, mercado da Sibéria, fábrica de produção de produtos de limpeza, marcenaria comunitária, hoje, responsáveis por mais de 20 empregos diretos.
Na área da cultura: construção do Centro Comunitário “Reginaldo Fernandes”, implantação da biblioteca comunitária, além de uma vasta programação cultural que acontece durante o ano: festa da mães, festas juninas, festa dos aniversariantes do mês, aniversário da Sibéria, festa de final de ano, Natal, etc.
Na área da segurança: construção e implantação do posto policial.
Tudo isso fez da associação da Sibéria uma entidade respeitada e capaz de ser uma força propulsora na proposta de desenvolvimento sustentável do município de Xapuri, de acordo com João Jorge. Porém o grande sonho da população "siberiana" ainda não foi realizado: a construção de uma ponte sobre o rio Acre para eliminar o isolamento físico entre o bairro e a parte principal da cidade. Realização que aquela população pretende comemorar em um tempo não muito distante.

Nenhum comentário: