quarta-feira, 25 de junho de 2008

Santo da Floresta

Festa de “São João” do Guarani completa 102 anos de história



Mais de duas mil pessoas participaram, nos últimos dois dias, da romaria à colocação Guarani, no seringal Boa Vista, para onde milhares de pessoas se deslocam todos os anos para pagar suas promessas a São João do Guarani, alma supostamente milagrosa de um seringueiro morto no início do século passado, que se transformou em uma das principais manifestações de fé religiosa da população do município de Xapuri.

O culto ao “santo da floresta” tem mais de 100 anos de existência – teria começado por volta do ano de 1906 - e atrai para Xapuri pessoas de outros municípios acreanos e até mesmo de outros estados da federação. Com 42 quilômetros, o percurso até a colocação Guarani era tradicionalmente feito a pé ou a cavalo e durava cerca de 12 horas para ser concluído. A dificuldade da caminhada era um dos componentes do pagamento das graças alcançadas.

Atualmente, o acesso à localidade tornou possível com carros e motocicletas, com a chegada dos ramais a vários locais da Reserva Extrativista Chico Mendes, o que facilitou e fez com que aumentasse a visitação de romeiros e turistas. Há, inclusive, a previsão de que uma linha de ônibus passe a funcionar na região no período do chamado “verão amazônico”. Apesar das atuais facilidades de transporte há ainda aqueles que preferem manter a tradição de fazer o percurso como antigamente.

No local, uma pequena capela erguida em madeira e um antigo cruzeiro de ferro se transformam em palco de manifestações de fé e devoção só vistas em Xapuri na maior festa religiosa do município, a festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. São pessoas que dizem ter alcançado milagres materializados em forma de cura das doenças mais variadas, solução para dificuldades financeiras e de problemas amorosos.

Num dos muito relatos de romeiros, a produtora rural Francisca Bezerra dos Santos de 34 anos, conta que teve paralisia infantil quando criança, e graças à sua mãe que fez a promessa ao santo, a doença foi embora. “Ela fez a promessa e com a graça de São João do Guarani fiquei boa, fiquei adulta, me casei, e foi quando minha mãe me disse que eu tinha que pagar a promessa, hoje graças a Deus e a São João do Guarani eu não ando de cadeiras de rodas”, diz ela.

A dona de casa Marisa Dias Leal, de 56 anos, que veio de Goiânia, no estado de Goiás, relata que foi desenganada pelos médicos devido a um problema renal crônico. Uma tia que mora no Acre fez a promessa a São João do Guarani e ela ficou boa. “No ano em que os médicos constataram o problema, me deram apenas quinze dias de sobrevivência, tenho uma tia que já frequentava o local há dez anos e ela fez a promessa em meu nome, e graças a São João do Guarani hoje não sinto mais nada. Já faz três anos que o problema foi embora e durante esse período venho aqui todos os anos, e vou continuar vindo enquanto tiver vida”.


Marisa Leal e um irmão: viagem de Goiânia para pagar promessa ao santo do Guarani
O pároco da igreja de São Sebastião, Francisco das Chagas, que celebrou a missa na capela de São João do Guarani na manhã de terça-feira, dia 24, afirma que a festa foi um momento de renovação da fé. “É um momento muito importante porque vemos muita gente que vem celebrar sua fé e pagar suas promessas. Nós como igreja nos sentimos muito felizes por ver essa multidão de católicos que estão aqui professando sua fé em São João do Guarani e também em Jesus Cristo que é nosso salvador”.
Uma estimativa feita pela Policia Militar indica que mais de dois mil fiéis visitaram a comunidade Guarani durante os dois dias de celebrações em homenagem a São João do Guarani, que ocorreram nos dias 23 e 24 de junho, número bem maior que o observado em anos anteriores. Um dado que mostra que, apesar da informalidade da devoção ao “santo”, a manifestação religiosa vem crescendo nos últimos anos.
◙ As fotos e as entrevistas são do repórter Joseni Oliveira, da Rádio Educadora de Xapuri.

Nenhum comentário: