terça-feira, 3 de junho de 2008

As últimas da política paroquiana

◙ Um leitor do blog, que posta comentários com nome ou pseudônimo de Jairo, afirma que existe um cheiro de unidade na Frente Popular em Xapuri. Não sei de quem se trata, mas desconfio de que sabe o que diz. Mesmo ainda com discursos firmes quanto às posições tomadas até agora, PT, PSB e PV não descartam a possibilidade de revitalizar a aliança. Nos últimos dias se dedicaram a dialogar. É possível que nas próximas semanas algo de novo brote dessas discussões. O PC do B já tem acerto quase definido com o PT. Tem gente começando a botar os bigodes de molho.

◙ Escutei de um pássaro gordo que as pretensões de Vânio Miranda, irmão do pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Marcinho Miranda, de ser candidato a vereador pelo mesmo partido estão ameaçadas. Com uma liderança forte no PSDB, alimentada pela força do mandato que detém na Câmara e pela certa tarimba que já possui nas urnas, o vereador faixa-preta, Clemilton Lima, teria aplicado um golpe mortal nos anseios de Vânio. Impôs à família Miranda que lhe priorizasse o apoio, o que não aconteceria caso mais um filho fosse candidato a vereador.

◙ O vice-prefeito João Dias parece já haver esquecido o “chega pra lá” que recebeu dos dirigentes do PMDB, que o destituíram da condição de pré-candidato a prefeito. Mais conformado, já se articula como pretenso candidato a vereador sem, no entanto, esquecer a “rasteira” que diz ter tomado do deputado Chagas Romão e de algumas lideranças locais do partido. Dias afirma que certos políticos do partido em Xapuri não têm independência das lideranças estaduais. Alguns chegam a receber mesada de parlamentares peemedebistas, segundo ele.

◙ O ex-prefeito Júlio Barbosa deverá se manter à distância da campanha de Ubiracy Vasconcelos (PT). Uma pesquisa de avaliação recente, encomendada pelo próprio pré-candidato, mostra que uma parcela considerável do eleitorado não vê com bons olhos o apoio de Barbosa à candidatura de Bira. Júlio é alvejado por um mito: o de que foi um péssimo prefeito, o que não é verdade. Fez um bom primeiro mandato, mas não deu continuidade no segundo, que foi de regular a ruim. Resultado: as duas partes desiguais comprometeram o todo. Como em política com o povo não se discute, o ex-prefeito não deverá subir no palanque.

◙ O prefeito Vanderley Viana, segundo reportagem do jornalista Tião Maia, que entrevista o ex-vereador Raimundo de Barros, deve fazer uma campanha canina à reeleição. De cachorro vira-latas nas últimas eleições, o prefeito teria se promovido, palavras dele mesmo no seu programa de TV, a um virulento pitbull no pleito que se aproxima. Já faz tempo que tem rosnado e latido alto lá para as bandas da tal TV Xapuri. Resta aos adversários torcer para que esteja pelo menos vacinado ou então apostar no velho dito popular que diz que “cão que ladra não morde”.

◙ Por falar em animal, dependendo do resultado das urnas nas próximas eleições para vereador, a Câmara de Xapuri poderá tomar ares, digamos, de zoológico, mesmo que seja apenas pelas alcunhas de alguns supostos pretendentes aos cargos e de outros que já os ocupam e que pretendem prolongar a estadia naquela boa Casa. Tem, por mero exemplo, (pré) candidato Sucuri, Onça, Curicão, Capelão, Quati e até Tartaruga, além de outros que não recordo agora. Fica pelo menos a esperança de que com uma feição mais "animal" o parlamento mirim não se comporte de forma tão dócil na próxima legislatura quanto nesta.

Um comentário:

Unknown disse...

Não adianta o Julio Barbosa dizer que esta fora da politica e não subira em palanques, basta coordenar a campanha do seu fiel escudeiro Ubiracy Vaconcelos,
somos filhos de seringueiros e não de burros senhores formadores de opiniões.