domingo, 15 de junho de 2008

J. L. Bulcão


Foto: J.L. Bulcão/TYBA

O fotógrafo J. L. Bulcão, conhecido pelo seu trabalho em grandes agências internacionais e algumas das principais revistas do Brasil, deve vir a Xapuri em breve para fazer uma reportagem sobre a Reserva Extrativista Chico Mendes. Na semana passada, ele entrou em contato com este blogueiro, por email, informando do seu interesse em visitar esta parte da Amazônia.

Nascido em Brasília, J. L. Bulcão iniciou a carreira no fotojornalismo na Manchete, em 1987, de onde saiu em 1992 para a Revista Veja. No exterior, trabalhou para a Agência Gamma-Liaison, braço norte-americano da francesa Gamma, uma das mais respeitadas agências de fotojornalismo do mundo, seguindo, depois, para a própria Gamma, em Paris.

Os problemas da Amazônia, as queimadas, a ECO 92, a queda de Collor de Mello foram assuntos que renderam muitas reportagens de Bulcão. No final da década de 90, ele percorreu um trecho da estrada Transamazônica de 198 quilômetros de buracos e atoleiros – devidamente fotografados. Na sua página na internet http://www.jlbulcao.com/ você encontra imagens fantásticas da vida e da destruição na Amazônia.

Nenhum comentário: