A presidente do Instituto Chico Mendes, Elenira Mendes, encaminhou, ontem, carta à direção do partido Verde explicando os motivos que a fizeram desistir da intenção de ser candidata à prefeitura de Xapuri nas próximas eleições. A filha de Chico Mendes diz não me sentir totalmente preparada e que o momento atual não é o mais adequado para assumir tamanha responsabilidade.
"É necessário, além da boa vontade, do desejo único de fazer o que é certo, da capacidade administrativa, do apoio dos amigos e companheiros, também a responsabilidade de ponderar se o momento é o mais adequado para se lançar na área pública e se há possibilidade de dedicação integral a esse ideal", afirma ela na carta.
Outra forte razão é a coincidência entre o 'Ano Chico Mendes', quando ocorrerão as homenagens aos 20 anos de morte do líder sindical, e a realização das eleições municipais. Muito envolvida com os preparativos das ações que serão realizadas e com o próprio Instituto Chico Mendes, que completou dois anos ontem, Elenira não dispõe de tempo para se dedicar à política.
Eis a carta na íntegra:
"Prezado Presidente e demais companheiros do Partido Verde,
Primeiramente, gostaria de manifestar toda a minha alegria em fazer parte de um grupo de pessoas que realmente estão comprometidas com o ideal de mudança e de transformação da realidade política em Xapuri e que conseqüentemente têm muito a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da nossa querida princesinha. Este sentimento se transformou em gratidão e honra no momento em que propuseram à minha pessoa, a possibilidade de me candidatar majoritariamente para o Cargo do Executivo de Xapuri e enalteceu a minha vontade de continuar sempre lutando pelos ideais de meu pai Chico Mendes e dos povos da floresta.
Acredito que uma das maiores experiências e honras que um cidadão possa ter é quando recebe das mãos do povo, de forma democrática, a árdua tarefa de administrar a coisa pública. Quando fui indicada pelos nobres colegas a pleitear tal função, um passo para atingir tal objetivo foi dado, porém a vontade, o desejo intimo de ver dias melhores para minha terra não são suficientes, o sonho de implementar políticas públicas que de fato atendam aos interesses dos menos assistidos pela atual conjuntura, não se consubstancia como único pilar de sustentação de uma candidatura. É necessário, além da boa vontade, do desejo único de fazer o que é certo, da capacidade administrativa, do apoio dos amigos e companheiros, também a responsabilidade de ponderar se o momento é o mais adequado para se lançar na área pública e se há possibilidade de dedicação integral a esse ideal. Com isso, por meio desta carta, oficializo a retirada do meu nome como pré-candidata à Prefeitura de Xapuri, neste pleito de 2008.
Em momento algum foi fácil tomar esta decisão, porém após refletir e avaliar muito as conseqüências, pessoais e profissionais, da minha candidatura, cheguei a conclusão que posso contribuir não somente como candidata a Prefeita para com a população de Xapuri, mas como filha desta aguerrida terra e responsável pelos projetos que mantêm vivos os ideais deixados por meu pai. Além de não me sentir totalmente preparada, concluí que o momento atual não é o mais adequado para assumir responsabilidade tamanha. Tenho muitos projetos em andamento seja em minha vida pessoal, seja no âmbito do Instituto Chico Mendes, que hoje completa 2 anos de vida, do qual sou presidente e assumi o compromisso de permanecer pelos primeiros 5 anos. O Instituto ainda está engatinhando e necessita de dedicação especial para se estruturar e se fortalecer, para assim, atingir os objetivos para o qual foi criado. Especificamente nesse ano de 2008 me sinto comprometida com o 20º ano do assassinato de meu pai, Chico Mendes, onde na oportunidade estão sendo promovidas ações que visam possibilitar uma maior proximidade da juventude com a história do líder seringueiro. Ocasião em que também se está revivenciando os reais ideais do Chico.
No âmbito político, sou sabedora que o Partido Verde está passando por um momento de fortalecimento, com a filiação de várias lideranças políticas e comunitárias, e certamente, num futuro próximo, todo esse trabalho será reconhecido e recompensado da forma devida.
Agradeço de coração aos que acreditaram e me apoiaram diante deste sonho de construir uma Xapuri melhor e confiaram em mim, nestes meses em que meu nome era cotado como candidata à Prefeitura de Xapuri pelo Partido Verde. Tal situação não engrandece somente a mim como pessoa, mas aos filhos e filhas de Xapuri que ainda acreditam num futuro próspero.
Por fim, reafirmo o meu compromisso para com a população de Xapuri, de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida e da conservação da natureza, que se manterá através dos projetos do Instituto Chico Mendes. Tenho certeza que esses trabalhos me trarão a maturidade necessária e o fortalecimento da minha imagem, para futuramente me candidatar a um cargo eletivo, não só como “a filha de Chico Mendes”, mas como Elenira Mendes, filha de Xapuri e reconhecida pelas ações realizadas em prol da comunidade Acreana.
Atenciosamente,
Elenira Mendes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário