sábado, 21 de junho de 2008

Fonte do Bosque


Clique nas fotos para ampliá-las
Lugar onde os soldados-seringueiros de Plácido de Castro teriam, segundo relatos, matado a sede antes que tomassem Mariscal Sucre, na madrugada de 6 de Agosto de 1902, a Fonte do Bosque, localizada em uma rua atrás da Praça Getúlio Vargas, em Xapuri, possui um valor histórico inestimável. Além da relação com a Revolução Acreana, a fonte de água límpida abasteceu a sociedade xapuriense durante mais de meio século.
Em 1976 a Fonte do Bosque foi inexplicavelmente aterrada pelo então prefeito Ivonaldo Portela, sendo reativada 10 anos depois pelo prefeito Vanderley Viana em seu primeiro mandato. Estão ligadas à história da fonte figuras igualmente históricas, como os nordestinos Manoel Bundinha, que abastecia as residências com seu velho jumento, Velho Cruz e seu burrico, Antônio Rodrigues, conhecido como Antônio da Burra, e Manoel Benedito e sua burra Asa Branca, entre outros que viviam da mesma atividade.
Apesar de toda a história que carrega, numa terra onde a maioria das pessoas não valoriza a sua própria memória e cultura, o patrimônio não é tratado da forma merecida. Ainda jorrando seu "líquido precioso", o lugar está semi-abandonado, sem uma estrutura que dignifique a sua importância e que atraia a visitação de turistas. A alguns metros acima, mictórios de bares construídos na praça Getúlio Vargas, ameaçam a qualidade da sua água.

Nenhum comentário: