segunda-feira, 2 de junho de 2008

A teimosia da FPX

Faltando alguns dias para a realização das convenções, ainda é difícil predizer quantas candidaturas a prefeito Xapuri efetivamente terá nas próximas eleições. O que parece haver de líquido e certo, até agora, salvo ocorrência de extrema excepcionalidade, são as candidaturas do PT, com Ubiracy Vasconcelos, e do PPS, com a tentativa de reeleição de Vanderley Viana. A candidatura do empolgado Marcinho Miranda, do PSDB, com a aliança recém firmada com o PMDB, também é considerada quase certa. Quase. O resto é um misto de “cacifagem”, blefes e incertezas.

Está claro que os partidos que compõem a Frente Popular em Xapuri querem marchar juntos nessas eleições, mas dominados pela incapacidade de gerar um consenso em torno do nome para concorrer ao cargo de prefeito - resultado da soma de vaidades tolas com rompantes de auto-suficiência -, preferem se arriscar a abandonar a cidade mais uma vez nas mãos da administração absurda e inadmissível que aí está. Ninguém quer dar o braço a torcer, mesmo que depois viajem todos juntos na embarcação que leva à Manacapuru.

O PSB sonha com a cadeira de prefeito, mas se ressente da falta de acordo com o PT, a quem os socialistas querem como aliado na condição de os petistas se contentarem com a cadeira de vice-prefeito, possibilidade descartada pela cúpula e também pela militância do partido. No final de semana, o PSB entrou em conversa com o PSDB, na tentativa de um acordo que não aconteceu. Marcinho Miranda se escora em resultados duvidosos de pesquisas recentes para sustentar que seu nome é forte.

A mesma situação do PSB é vivida pelo PV de Elenira Mendes, que também deseja ter o PT na composição de sua chapa nas mesmas condições almejadas pelo partido de Manoel Moraes. Como a posição do PT parece mesmo definitiva, existe a possibilidade de amadurecer uma aliança entre PV e PSB, que também vêm conversando nas últimas semanas. Possibilidade, eu digo. Os “Verdes” também conversaram há alguns dias com o pré-candidato do PT, Ubiracy Vasconcelos. A coisa anda meio parecida com um jogo de xadrez, com os jogadores mexendo suas peças cuidadosamente. Até agora não há sinal de xeque.

Assistindo a tudo está o prefeito Vanderley Viana, que torce para que a divisão da FPA se mantenha como está. Sabe que se houver uma reviravolta e os partidos da Frente se realinharem, restará apenas bater o prego do seu caixão. Entre o PT e o PC do B, do ex-vereador Eriberto Mota, o acerto já está bem encaminhado. Arrisco-me a dizer que se o panorama atual não mudar, Eriberto será o candidato a vice-prefeito ao lado de Ubiracy, um conserto tardio para um equívoco do passado, cometido pelo PT, quando preteriu, nas eleições passadas, o nome de Eriberto pelo atual presidente do PSB, Wágner Menezes.

Como meus palpites têm causado (quase sempre) aborrecimentos nesse ou naquele, advirto que os comentários são fundamentados apenas em opiniões minhas, fruto do meu modo particular de ver o desenrolar dos acontecimentos da política paroquiana com base nas conversas, fatos e boatos do lugar. Não é texto jornalístico, que tem compromisso com a exatidão, apenas mera opinião, novidade a que os pretensos políticos de Xapuri terão, por bem ou por mal, que se acostumar e largar de mão o beicinho clássico sempre que escutam ou lêem aquilo com o que não concordam ou em que não acreditam. Nesses casos, detenham-se em enviar suas respostas que as publicarei com imenso prazer.

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que o vanderlei pode começar a ficar preocupado, algo me diz que, paira no ar um cheiro forte de unidade na frente...