sexta-feira, 20 de junho de 2008

Arca das Letras

Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri recebem bibliotecas do Arca das Letras

Rose Farias

Depois de Porto Acre, as comunidades rurais dos municípios acreanos de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, integrantes do Território da Cidadania Alto Acre e Capixaba, recebem 31 bibliotecas do Programa Arca das Letras. A entrega acontece no próximo dia 24, às 16 horas, em solenidade no Centro Cultural Tião Dantas, em Brasiléia com a presença dos representantes das instituições parceiras do programa e das comunidades envolvidas.

O programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário e da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Acre e o Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, Departamento Estadual de Bibliotecas Públicas, com o apoio do Banco do Brasil - Fome Zero.

"A meta do Governo do Estado é implantar 300 pontos de leitura no Acre até 2009 nas comunidades rurais e em algumas localidades periurbanas. Aos poucos iremos implementar essas bibliotecas nas comunidades, viabilizando o acesso a leitura nos quatro cantos do nosso estado. É preciso dar essa oportunidade para as pessoas que por conta desse isolamento geográfico ficavam de fora do processo de aprendizado do conhecimento", comenta Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Um dos diferenciais do programa é a capacitação dos agentes de leitura das comunidades dos municípios. No curso, eles aprenderão sobre todos os cuidados que se deve ter com o acervo, desde como fazer o empréstimo do livro até estimular a comunidade a tomar gosto pela leitura. Os agentes são voluntários escolhidos em reuniões de consulta comunitária. O treinamento acontece na Universidade Federal do Acre (UFAC) - Núcleo de Brasiléia - Rua Benjamin Constant, Centro, às 14 horas.

"As arcas entregues nessa data fazem parte do planejamento feito entre os representantes do Governo do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Esse projeto começou idealizado como ponto de leitura pelo Departamento Estadual de Bibliotecas Públicas e foi apresentado a Fundação de Cultura Elias Mansour onde recebeu total apoio. Resolvemos unir forças para poder implantar o programa Arca das Letras no Acre e o resultado será o melhor", explica Helena Carloni, chefe do Departamento Estadual de Bibliotecas Públicas.

O estado do Acre foi o último a receber o projeto, que começou em maio de 2003 no sertão do nordeste de modo experimental, em junho do mesmo ano passou por comunidades rurais isoladas do sul e agora em 2008 já ultrapassa a marca de 5000 unidades espalhadas por todo o Brasil.

O nome do programa não é por acaso, já que os livros encontram-se depositados num móvel personalizado em forma de arca que ficará disponível num ponto específico na comunidade agraciada. Só que diferente dos outros estados, no Acre os móveis foram fabricados no pólo moveleiro por designers, que os projetaram de acordo com as necessidades de translado.

Arca das Letras - O Programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O objetivo é distribuir bibliotecas para comunidades rurais, incentivando a leitura e as atividades culturais e produtivas das comunidades.

Em todo o país as Arcas são construídas por sentenciados das penitenciárias de Petrolina (PE), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Luís (MA), Vila Velha (ES), Chapecó (SC) e por alunos do Centro de Profissionalização Integrado do Piauí. Os detentos recebem bolsa de trabalho e têm suas penas reduzidas com o trabalho de marcenaria, com o apoio do Ministério da Justiça. Prefeituras e outros parceiros também participam da fabricação das arcas.Hoje já são mais de 11 mil agentes de leitura trabalhando nas 5.130 bibliotecas rurais distribuídas em 1.711 municípios de 26 Estados brasileiros, totalizando 570 mil famílias rurais favorecidas com as bibliotecas do Programa Arca das Letras.

PROGRAMAÇÃO

24 de junho de 2008 - terça-feira - Brasiléia/AC
14 h: Capacitação de Agentes de Leitura de comunidades dos municípios Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri.
Local: Universidade Federal do Acre (UFAC) - Núcleo de Brasiléia - Rua Benjamin Constant, Centro
16 h: Solenidade de entrega de 31 bibliotecas e diplomação dos agentes de leitura.
Local: Centro Cultural Tião Dantas

Nenhum comentário: