domingo, 22 de junho de 2008

Acreano terá que se adaptar a novo horário

Jornal A Tribuna, 22/06/2008.

Os acreanos terão que adiantar o relógio em uma hora à meia-noite do dia 23 para 24. Com essa mudança, o Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão uma hora a menos que Brasília e os outros 21 estados do país.

O jornalista Gilberto Braga disse que os horários de funcionamento dos órgãos públicos não mudarão, o que será exigido é uma adaptação à redução do fuso horário. Destacou, também, que a mudança de horário é praticada em todo o mundo, na chegada do horário de verão o que não causa prejuízos às sociedades. O jornalista afirma que o Acre não estará mudando os hábitos ou interferindo na vida dos seringueiros, ribeirinhos e dos demais acreanos que vivem nas comunidades afastadas dos municípios do Acre, com a mudança, o Estado estará resgatando origens.

“Essa mudança de horário não mexerá com a rotina dos ribeirinhos, dos seringueiros, porque o povo que vive na mata, que trabalha na lavoura, no corte da seringa, trabalha de acordo com o as condições do tempo. Eles trabalham, então, de acordo com o nascer do sol e o pôr do sol, e isso muda ao longo do ano com a mudança das estações. Às vezes, se estiver chovendo, o seringueiro não vai sair para o corte, porque sabe que aquele dia pode não render e, para ele, não importa que horas são, podendo ser 5 ou 6 da manhã”, diz Braga.

Segundo Gilberto, em 1913, Rio Branco, na época Empreza, atrasou os relógios em 28 minutos por uma determinação do governo da época. Agora, em 2008, a população acreana apenas reduzirá a diferença de minutos com relação à hora oficial do país.

Quando a população que vive no Estado adiantar o relógio em uma hora, ficará na verdade apenas 31 minutos e 32 segundos adiantados em relação ao sol do meio-dia”, explica.

Braga diz que os horários nos Estados e nos países são convenções que há muitos anos foram determinadas para dar um norte para que cada país e, por conseqüência, cada Estado se adequasse a um horário.

◙ Veja outras opiniões sobre a polêmica mudança do fuso horário do Acre: Blog do Altino Machado

Nenhum comentário: