A história do vereador José Maria Miranda, do PT de Xapuri, recebeu destaque, nesta quarta-feira (23), na abertura do programa A Voz do Brasil, veiculado pela Radiobrás em rede nacional, em uma matéria a respeito da Política Nacional sobre o Álcool, cujo decreto de criação foi assinado hoje pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Alcoólatra desde a adolescência, José Maria Miranda fez um breve relato do drama pessoal que viveu em virtude do vício, entre os 18 e os 36 anos de idade. Durante esse período, Miranda teve dois casamentos destruídos pela bebida e chegou ao “fundo do poço”, adquirindo, inclusive, sérios problemas de saúde.
Recuperado do vício há exatos 10 anos, 6 meses e 21 dias, como ele mesmo gosta de lembrar, passou a se dedicar ao trabalho de conscientização contra o vício e ao apoio a dependentes químicos, idosos e enfermos. Na política, caminho que inevitavelmente abraçou após a recuperação, conquistou uma vaga de suplente de vereador nas eleições de 2001 e foi eleito vereador em 2004.
A história de José Maria Miranda pode ser considerada uma exceção em um país onde 15% da população é possuidora de determinado grau de dependência de bebidas alcoólicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença física, espiritual e mental. A medicina ainda não sabe por que motivos algumas pessoas desenvolvem a dependência e outras não. Sabe-se que herança genética, personalidade e ambiente social também desencadeiam o problema. A doença pode afetar vários órgãos.
Política Nacional sobre o Álcool
Nesta quarta-feira (23) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de criação da Política Nacional sobre o Álcool. O decreto é um passo importante rumo à proibição, nos horários de grande audiência, da propaganda de bebidas alcoólicas no rádio e na TV.
Entre as diretrizes que serão estabelecidas pelo Executivo está o incentivo para o Ministério da Saúde “regulamentar, monitorar e fiscalizar a publicidade de bebidas alcoólicas”, para proteger segmentos da população mais vulneráveis ao consumo de álcool. Os jovens são o principal alvo.
Na prática, o decreto dá aval à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério, para que o órgão siga adiante e publique a proposta de alteração da regulamentação dos anúncios de bebidas alcoólicas em todo o país. A diretoria da Anvisa deverá se reunir na próxima semana para fechar o texto da resolução - alvo de polêmica com os meios de comunicação e as agências de publicidade.
O centro da nova norma é a ampliação do conceito de bebida alcoólica. Ela incluirá as que têm teor etílico a partir de 0,5 graus — abrangendo cerveja, bebidas ice e coolers — no grupo que tem os anúncios severamente restringidos. Hoje, apenas aquelas com 13 graus (vinho, uísque e cachaça) sofrem barreiras de publicidade. Pela regra que deve ser aprovada, a propaganda em rádio e TV ficará proibida entre 8h e 20h.
Além disso, nos horários permitidos, a publicidade será acompanhada de frases de advertência do Ministério da Saúde mais contundentes sobre os perigos do álcool. Os anúncios em jornais e revistas permanecem liberados, mas também terão que ser acompanhados de avisos mais duros sobre o risco do álcool à saúde.
Com informações da Agência O Globo
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