segunda-feira, 7 de maio de 2007

Falha nossa

Na postagem Conhecendo o Mapati, ao acrescentar informações da coluna Poronga, do jornalista Leonildo Rosas, sobre a visita do governador Binho Marques à colocação Vai-quem-querzinho, no último final de semana, às que me tinham sido passadas pelo Raimundão de Barros, fiz um erro de interpretação e transformei duas pessoas em uma, cometendo um erro grosseiro: Tony Gross, como bem informou o jornalista Altino Machado, é uma pessoa, Ronaldo é outra.

O que realmente o colunista do Página 20 disse é que o antropólogo inglês Tony Gross trata-se de um velho conhecido do governador, que na década de 80, como representante da Ong Oxfam no Brasil, conseguiu liberar recursos para a Comissão Pró-Índio do Acre e para outras entidades que executavam projetos de educação e organização comunitária na floresta.

Ronaldo, outro velho conhecido de Binho Marques, desempenhou papel importante no Acre como indigenista da Funai e atuou no Projeto Seringueiro, em Xapuri. Comprou a Colocação Vai-quem-querzinho, onde queria demonstrar que era possível estabelecer qualidade de vida na floresta. Ele é o responsável pelo citado projeto de reflorestamento realizado naquela localidade.

Eis a nota de Leonildo Rosas que, não por responsabilidade dele, me levou ao engano:

"Tony Gross

Binho Marques foi para a colocação Vaiquemquerzinho, nas matas de Xapuri, acompanhado do antropólogo inglês Tony Gross. Os dois são velhos conhecidos. Na década de 80, como representante da Ong Oxfam no Brasil, Gross conseguiu liberar recursos para a Comissão Pró-Índio do Acre e para outras entidades que executavam projetos de educação e organização comunitária na floresta.

Ronaldo

Ele é chamado apenas de Ronaldo, mas desempenhou papel importante no Acre como indigenista da Funai e atuou no Projeto Seringueiro, em Xapuri. Comprou a Colocação Vaiquemquerzinho, onde queria demonstrar que era possível estabelecer qualidade de vida na floresta. Numa determinada época, chegou a ser indicado para concorrer à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Ronaldo é um dos acompanhantes de Binho Marques.

Futuro candidato

Quem conhece a ousadia de Ronaldo projeta seu nome como o futuro candidato a prefeito de Xapuri, com base na força do povo da floresta".

Nenhum comentário: