quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sobre segurança em Xapuri

Reportagem do site Ac24horas afirma que o novo delegado de polícia de Xapuri, Pedro Henrique Resende Teixeira Campos, 24, vem extrapolando o poder que lhe foi conferido por decreto governamental e, segundo denúncias, invadindo residências e fazendo prisões ilegais.

Alguns episódios ocorridos no último final de semana, principalmente no que diz respeito ao endurecimento da fiscalização feita pela polícia com relação à permanência de menores de idade em bares e festas noturnas, geraram polêmica e criaram uma onda de reclamações contra o estilo enérgico do delegado.

Pedro Henrique é o primeiro delegado titular de Xapuri, depois da cidade passar uma longa temporada sem a presença de um delegado que se dedicasse exclusivamente ao município. O resultado disso era uma grande reclamação da população pela incapacidade - mais do que natural - de um único delegado cuidar de duas ou três delegacias simultaneamente, como ocorria.

Na situação em que Xapuri se encontra atualmente, já há trabalho em demasia para um único xerife. Tráfico de drogas em expansão, violência doméstica, violência no trânsito, menores de idade à solta pelas ruas, pedófilos e aliciadores de plantão, além das infalíveis brigas entre vizinhos. Tudo isso acaba na mesa do delegado, antes de seguir o seu curso normal.

Para se colocar ordem na verdadeira bagunça que toma conta de Xapuri na área de segurança, como se isso fosse apenas atribuição de um delegado, é necessário que se tenha realmente energia e dureza na maneira de agir, sem, é claro, que isso passe a significar abuso de autoridade e desrespeito com os direitos do cidadão.

As "denúncias" de abuso de autoridade de que fala o Ac24horas devem ser formalizadas e, caso comprovadas, a direção da Polícia Civil e o Ministério Público devem tomar providências imediatas. Mas é preciso também que se tenha bastante cuidado para não se satanizar injustamente um policial que chega à cidade mostrando disposição para trabalhar e combater o crime.

Aqui, todos sabem o que está acontecendo nas barbas do poder constituído. Vende-se drogas em tudo quanto é bairro, tentativas de homicídio e homicídios consumados ocorrem em pleno centro da cidade, nas saídas das festas noturnas, adolescentes enlouquecidos pelo uso de drogas lícitas e ilícitas dominam a noite, motoqueiros embriagados atropelam e se matam nas ruas e carros desfilam carregando meninas de 13, 14, 15 anos como se nisso nada houvesse de ilegal.

Sabe-se também que somente com o trabalho duro e enérgico das autoridades policiais, MP, Conselho Tutelar, juízes e a própria comunidade é possível se devolver à cidade uma relativa tranquilidade, mais condizente com o tamanho desse povoado. É certo que o respeito às leis e à dignidade dos cidadãos está sempre em primeiro lugar e não pode ser atropelado pelos excessos de vontade. Que isso fique claro.

2 comentários:

Auricelio da Silva Azevedo disse...

PARABÉNS AO DELEGADO, ESTAVA NA HORA DE ALGUÉM AGIR, COONTINUIE ASSIM...

Milena Barros disse...

É verdade meu amigo e vizinho Auricélio. Concordo com você. Xapuri há muito precisava de uma presença assim, e espero que as demais autoridades se juntem a ele e entrem no rítmo dele. E que o novo promotor venha com todo gaz também pra ajudá-lo.