segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Bira esclarece denúncia em licitação

DSC03203 

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, falou pela primeira vez a respeito de uma denúncia feita na tribuna da câmara pelo suplente de vereador José Maria Cacau Rocha, PSB, com referência a suposta irregularidade em uma licitação que envolvia o nome do diretor de finanças da prefeitura, Hanaírton Cavalcante, como divulgado aqui neste bog, no dia 10 de outubro passado (leia).

Segundo José Maria Cacau, que naquela oportunidade estava no exercício do cargo de vereador, a empresa vencedora de uma licitação cujo objeto era a recuperação de máquinas e tratores da prefeitura havia sido vencida por uma empresa de propriedade do diretor de finanças. Mesmo não sendo formalizada, a denúncia jogou dúvidas sobre o processo licitatório e deu início à onda de boatos.

Na última sexta-feira (16), fui ao gabinete de Bira, que trouxe à luz alguns esclarecimentos sobre o episódio. Ele afirma que a citada licitação deu-se na modalidade conhecida como pregão, na qual a disputa pelo fornecimento ou prestação do serviço é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.

Três empresas participaram da concorrência, sendo que a vencedora tem como sócia-cotista a esposa do diretor de finanças da prefeitura de Xapuri. O prefeito explica que quando tomou conhecimento dos fatos fez uma consulta jurídica para atestar a possível ilegalidade da licitação, sendo informado de que tendo o processo ocorrido atendendo a todos os trâmites legais e com total garantia da lisura, não haveria impedimentos para a homologação do mesmo.

Mesmo diante disso, o prefeito informa que optou pelo imediato cancelamento do processo licitatório por uma questão de ética. Ele determinou também que a empresa, cuja razão social fico devendo, por enquanto, seja proibida de participar de qualquer concorrência no município de Xapuri enquanto Hanaírton ocupar cargo de confiança na prefeitura.

Bira Vasconcelos reforçou o compromisso com a idoneidade de sua administração e colocou-se a disposição da população para o esclarecimento de qualquer dúvida que pairar sobre os atos de sua equipe de governo. Ele agradeceu ao trabalho dos vereadores, pedindo que continuem a fiscalizar e afirmou que sua administração nada tem a esconder.

- Estamos absolutamente tranquilos quanto a seriedade do trabalho e quanto à lisura em todos os atos da nossa equipe de governo. Mas sabemos que não existe ninguém perfeito e os vereadores e a própria população devem ficar atentos, e quando pairar qualquer dúvida sobre nossa administração, estaremos aqui para discutir isso abertamente, afirmou Bira Vasconcelos, que completa, no próximo dia 1º de novembro, 10 meses frente à prefeitura de Xapuri.

Nenhum comentário: