terça-feira, 9 de outubro de 2012

Teoria derrubada

A eleição em Xapuri contrariou de maneira categórica uma teoria que os "cientistas políticos" defenderam durante quatro anos. A de que se fossem lançadas 4 candidaturas no município, o PT ganharia “fácil, fácil”. As urnas mostraram o contrário.

Penso que se apenas Bira Vasconcelos (PT) e Marcinho Miranda (PSDB) estivessem na disputa, o tucano continuaria sendo o vencedor, uma vez que a força da campanha tucana e o sentimento de mudança ficaram óbvios, mas certamente a diferença de votos não teria sido tão grande.

De surpresa mesmo, em minha opinião, a eleição mostrou apenas a votação pífia de Wagner Menezes, do PSB, que estabeleceu uma relação íntima com o número 700. Como candidato a deputado, ficou na casa dos 700 votos, agora, para prefeito, novamente 700.

Inacreditável como o prestígio do deputado Manoel Moraes caiu tanto em apenas 2 anos de mandato. Acho que ele já pode juntar uma rapadura e um saco de farinha e se preparar para a grande viagem a Manacapuru nas próximas eleições.

Um comentário:

xapuriense disse...

Caro Raimari,

As teorias funcionam como ferramentas para que posamos olhar a realidade social para além do senso comum. Elas ajudam a problematizar as questões.Veja, os conflitos, as desigualdades, se colocam para o pesquisador a partir de bases teóricas, e, deste modo, significam visões de mundo que diferenciam os pesquisadores em sua relação com a vida social.
No caso dos historiadores, olham segundo os fundamentos teóricos de suas escolhas que são visões de mundo e lugar social.
Entretanto, não é possível encaixar a realidade na teoria. A teoria nos motiva a pensar e, deste modo, a criar novas possibilidades interpretativas dentro do próprio arcabouço teórico. Por isso, “é necessário olhar a partir de um lugar mas mover esse mesmo olhar como se fosse por meio de um caleidoscópio”. Ao girar o instrumento, o historiador verifica se ele aponta diferentes intensidades e se consegue ver a sobredeterminação de um nível do real sobre os outros. É por isso que temos que reescrever a história. O Marcinho reescreveu a história em Xapuri. Sem o meu apoio, que fique claro.

A leitura que fiz da conjuntura em Xapuri, com base no que via e ouvia era de mudanças. As evidências estavam explicitas. Até nas falas dos seringueiros (maioria eleitores do PT) que entrevitei para minha tese.

Com base nisso, a certa altura cheguei a inferir que o atual Prefeito teria pouca chance de reeleição, caso disputasse "pau a pau" com um candidato apenas. A única chance que via para Bira estava, exatamente, na divisão da oposição. É so verificar as estatísticas de eleições passadas para comprovar.

Mas, mesmo com a extratégia de divisão dos votos da cidade (para mim articulada conscientemente) não foi possivel para o nosso amigo Bira. Os ventos de mudanças foram muito mais fortes.

Abraços,

Carlos Estevão