quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nunca mais!

Foi assim que o prefeito Bira Vasconcelos encontrou a prefeitura de Xapuri quando chegou para o primeiro dia de trabalho, em 2 de janeiro de 2009. O seu antecessor havia saído pela porta dos fundos e deixado como cartão de boas-vindas um cenário de pós-guerra.

Lixo jogado por várias dependências do prédio onde funcionavam o gabinete do prefeito e o setor de finanças; documentação espalhada por vários lugares; computadores e aparelhos telefônicos desaparecidos; e não havia sequer uma cadeira para o prefeito sentar.

Os poucos computadores encontrados estavam bloqueados por senhas que não foram fornecidas pela equipe que entregou as chaves do prédio ao novo prefeito. Não foi encontrado também o sistema que gerenciava a prestação de contas da prefeitura.

Alguns setores, como o departamento de divulgação social, estavam trancados e as portas precisaram ser arrombadas para dar acesso à nova equipe de governo. Para começar a trabalhar, os novos secretários e diretores tiveram que improvisar salas e assentos.

Os vários órgãos da administração municipal também não estavam em situação diferente. A maior parte das secretarias estavam praticamente paradas, sem os equipamentos básicos e os postos de saúde fechados, sem médicos nem medicamentos.

Outra situação igualmente preocupante era a da frota da prefeitura. A maior parte dos veículos e máquinas, alguns deles naquela época recém adquiridos, estava quebrada e espalhada por oficinas em vários lugares diferentes.

Em conversa recente com este blogueiro, o atual prefeito afirmou que uma de suas maiores preocupações enquanto gestor era a de entregar o município em situação melhor do que aquela que sequer tiveram a hombridade de lhe entregar oficialmente.

O prefeito eleito, Marcinho Miranda, apesar de o clima de campanha ter exigido críticas e argumentos severos contra o modelo de gestão do adversário, também admite que receberá uma prefeitura incomparavelmente melhor e mais organizada que a que foi deixada para o seu antecessor.

Tanto um quanto o outro são donos de uma grande responsabilidade. A de mostrar para o Acre e para o mundo que a despeito dos muitos e conhecidos problemas que relutam em ser equacionados, Xapuri foi capaz de superar outros que tanto nos envergonharam.

Marcinho e Bira foram os únicos candidatos que disputaram efetivamente a eleição que passou. E os dois findaram por sair vitoriosos, cada um à sua maneira. O primeiro obteve a vitória absoluta por se eleger e o segundo a conquista relativa de ter devolvido a Xapuri o orgulho e a dignidade.

Que Marcinho Miranda dê continuidade ao momento de paz social e de retomada de grandes empreendimentos para a cidade e o município, que foram marcas da administração de Bira, que em janeiro passará a faixa e as rédeas do município ao novo prefeito.

E que fique deste pleito, bem vívida na memória, a mensagem clara e objetiva dada àqueles que deveriam abandonar a política de Xapuri saindo pela porta dos fundos, assim como fizeram na prefeitura há quatro anos. O povo agradecerá.

PA230459_thumb1

Atualização: O vereador Ronaldo Ferraz (PMDB) tentou fazer um comentário no post, mas não conseguiu. Então enviou ao meu e-mail o que segue: “Raimari, foi assim mesmo. Antes de viajar para meu tratamento de saúde, falei  com o Bira. Olha o caráter dele, vai entregar a prefeitura organizada em todos os sentidos, para que seu substituto não tenha desculpa. Eu que tive a oportunidade de trabalhar em parceria como presidente da câmara por toda sua administração, a única coisa que tenho a dizer é que é uma pessoa honrada e honesta”.

Nenhum comentário: