terça-feira, 25 de março de 2008

Posseiros podem ser retirados de área ocupada

Representantes de 16 famílias de posseiros estabelecidos na fazenda Boa Vista, distante de Xapuri cerca de 10 quilômetros, chamam a atenção para o possível cumprimento, nesta terça-feira (25), de uma ordem judicial de reintegração de posse da área ocupada naquela região em favor de Antônio Izídio de Souza, antigo gerente da propriedade, que defende para si o direito sobre as terras ocupadas.

A informação que a Polícia Militar promoveria a retirada à força das famílias de agricultores do local foi dada por um dos líderes dos posseiros chamado José de tal. O impasse na região já dura alguns anos, tendo se agravado no ano passado quando o clima chegou a ficar tenso, com ameaça de confronto entre posseiros e o próprio Antônio Izídio. A área de terra está dentro da chamada Gleba Sagarana, maior foco de conflito agrário do município de Xapuri.

Na tarde de ontem, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Derci Teles de Carvalho, informou desconhecer a informação. Quem também ignora qualquer ação nesse sentido é o vice-presidente da Fetacre, Raimundo Mendes de Barros. Ele afirmou que a situação dos posseiros é muito complicada pelo fato de terem assinado um termo de acordo, em audiência judicial, abrindo mão da área em troca de outra oferecida por Izídio.

Procurada pela reportagem da Rádio Educadora 6 de Agosto na manhã desta segunda-feira, a juíza da Vara Cível da Comarca de Xapuri, Zenair Ferreira Bueno Vasquez Arantes, informou através de um servidor do Fórum que não poderia atender o repórter Joseni Oliveira para falar sobre o assunto. Diante do silêncio da magistrada, clique aqui e leia mais sobre os problemas fundiários que podem se agravar no município de Xapuri.

Nenhum comentário: