domingo, 9 de março de 2008

1º Patrimônio Nacional do Acre



















xxxxxIIImportante ponto turístico e referência da luta dos seringueiros de Xapuri desde a morte de Chico Mendes, em 1988, a casa do líder sindical será o primeiro patrimônio histórico nacional a ser tombado no Acre.

O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – publicou no mês passado, no Diário Oficial da União, o edital de tombamento da Casa de Chico Mendes e seu acervo. O anúncio foi feito através de ofício encaminhado ao governador Binho Marques pelo presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida.

A Casa de Chico Mendes já é tombada como Patrimônio Histórico do Estado do Acre. O decreto foi assinado em 2006, no Dia da Amazônia, pelo então governador Jorge Viana em cerimônia realizada no palácio rio branco com a presença de autoridades e ativistas ambientais.

Na ocasião, o representante acreano IPHAN, Fernando Figalli, acompanhou o ato de tombamento. Em entrevista, ele explica que a casa será o primeiro bem no acre a se tornar patrimônio histórico nacional.

- Se tudo der certo a Casa Chico Mendes será o primeiro bem a ser tombado pelo IPHAN no estado do Acre. O tombamento nesse caso reflete o reconhecimento nacional para uma referência cultural que é extremamente importante para o Acre. O tombamento também fazer crescer a visitação ao patrimônio, pois haverá uma divulgação maior da Casa e com a concretização da estrada do pacífico é certo que a Casa de Chico Mendes passará a ser bem mais visitada, afirma.

A Casa de Chico Mendes é hoje o mais importante ponto turístico de Xapuri e possui grande relevância no contexto estadual. Personalidades importantes da cultura e da política já visitaram o local. Por iniciativa do senador Tião Viana, Chico Mendes está hoje na galeria dos heróis brasileiros, bem como o revolucionário Plácido de Castro.

O local em que viveu e morreu Chico Mendes virou atração turística e já chegou a receber mais de dez mil visitantes por ano. A primeira reforma financiada pelo governo do estado manteve as características originais da casa, da mesma época em que o líder ambientalista foi executado.

Nenhum comentário: