terça-feira, 25 de março de 2008

Polícia desaloja posseiros no seringal Boa Vista

Confirmadas as informações recebidas ontem, de posseiros estabelecidos na região do seringal Boa Vista, de que a polícia cumpriria hoje uma determinação da justiça para retirá-los do local.

Uma guarnição da PM de Xapuri atravessou o Rio Acre nas primeiras horas da manhã desta terça-feira e se dirigiu à área disputada por posseiros e um antigo gerente da Fazenda Boa Vista, abandonada pelos legítimos proprietários há cerca de 15 anos.

Onze policiais militares estão desmanchando as casas construídas na área por cerca de 10 posseiros que não fazem parte do grupo de 16 famílias que fizeram um acordo com o gerente Antônio Izídio de Souza, que defende para si a posse das terras. Essas 16 famílias permanecem, por enquanto, no local, mas terão que se deslocar para a área que foi cedida por Antônio Izídio no acordo firmado em audiência judicial.

De acordo com o repórter Joseni Oliveira, que está acompanhando o cumprimento dos mandados de manutenção e reintegração de posse expedidos pela juíza Zenair Ferreira Bueno Vasquez Arantes, da Vara Cível da Comarca de Xapuri, não está havendo resistência à ação da polícia. Segundo ele, algumas casas já estavam desocupadas quando a polícia chegou e alguns posseiros fazem a colheita de restos de lavouras existentes no local.

O vice-presidente da Federação de Trabalhadores Rurais do Acre - Fetacre -, Raimundo Mendes de Barros, informou que uma comissão composta por representantes de órgãos ligados à questão agrária se dirigirá a Xapuri ainda nesta terça-feira para discutir e avaliar a situação dos posseiros desalojados.

Nenhum comentário: