terça-feira, 18 de março de 2008

PDE-Escola

Escolas da Rede Estadual de Ensino realizam fase de monitoramento do PDE – Escola. Em 2008 serão investidos mais de cem mil reais na melhoria do ensino.

Joseni Oliveira

A Representação da Secretaria de Estado de Educação em Xapuri está realizando durante esta semana a fase de monitoramento do PDE-Escola - Plano de Desenvolvimento de Educação da Escola.

O PDE-Escola tem por objetivo fortalecer a autonomia da gestão escolar a partir de um diagnóstico dos desafios de cada escola. A definição de um plano de gestão para a melhoria dos seus resultados de aprendizagem dos alunos também faz parte dos objetivos do plano.

Para Xapuri, nove escolas, sendo cinco da zona urbana e quatro da zona rural, foram habilitadas como prioritárias e estão em fase de elaboração de seus planos de desenvolvimento da escola.

O PDE-Escola vai integrar as ações do PDE nacional e direcionar o foco das unidades de ensino para o aluno. A meta principal a ser alcançada em 2008 é melhorar a média do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que foi baixo em 2007 em todas as escolas habilitadas para receber os recursos.

Ao todo serão destinados neste ano R$ 108 mil para as escolas habilitadas em Xapuri. Parte dos recursos são oriundos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola do Ministério da Educação e outra parte do governo do Estado do Acre.

Nenhum comentário: