terça-feira, 4 de março de 2008

Câmara trabalhando

Neste início de último ano da legislatura, a Câmara de Xapuri está se ocupando em convidar gerentes e representantes de instituições públicas para fazer esclarecimentos sobre assuntos de interesse público. Na semana passada, o gerente da agência do Banco do Brasil no município, Fernando de Souza Júnior, foi convidado a comparecer ao plenário da Casa para prestar informações sobre os termos do acordo celebrado entre o banco e a prefeitura que resultou na liberação de dinheiro destinado à pavimentação da principal rua da cidade. Ainda não deu o ar da graça.

No final do ano passado, o prefeito Vanderley Viana pediu à câmara autorização para firmar compromisso de fidelidade com instituições bancárias em troca de ajuda financeira, ou seja, manter por 8 anos as contas do município e gestão da folha de pagamento do funcionalismo, de forma exclusiva, sob responsabilidade de determinada instituição, no caso o Banco do Brasil, em permuta com recursos financeiros para serem utilizados em obras de infra-estrutura na cidade. Os vereadores foram chamados de "co-parceiros" na aplicação dos recursos, mas estão sendo tratados a pirulito pelo prefeito.

Na sessão desta terça-feira (4), os vereadores decidiram chamar também à câmara o secretário estadual de justiça e segurança pública, Antônio Monteiro, para falar sobre as mudanças nos horários de funcionamento de bares e casas noturnas. Os vereadores convidarão o secretário a pedido de donos estabelecimentos do gênero, que estão se sentindo prejudicados pelas mudanças anunciadas pelo delegado Mardílson Vitorino na semana passada.

Quem também deverá vir a Xapuri para prestar informações a população a convite da câmara é o representante do INSS no Acre. O motivo são as muitas reclamações do público contra o mau atendimento oferecido pelo posto de atendimento do órgão em Xapuri. O requerimento foi assinado pelo vereador José Maria Miranda, do PT.

Enquanto sabatina autoridades sobre assuntos de interesse da população, a câmara insiste em deixar escapar o prefeito Vanderley Viana que jamais comparece quando chamado a explicar suas estripulias. Na próxima semana esgota-se o prazo, já prorrogado, para que preste esclarecimentos e apresente documentos sobre as várias denúncias de supostas irregularidades levantadas pelos vereadores no final do ano passado.

Nenhum comentário: