quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Teatro de Rua em Xapuri

O público xapuriense terá na noite desta quinta-feira (21), na Praça São Gabriel, em frente à igreja de São Sebastião, às 20 horas, uma rara oportunidade de assistir a um espetáculo teatral de alto nível. Trata-se da peça "O Mistério do Fundo do Pote ou como nasceu a fome", apresentada pelo grupo O imaginário de Porto Velho. O trabalho faz parte da Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional de Teatro que percorre os estado do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

Inspiradas no lendário Projeto Mambembão, que entre 1978 e 1989 promoveu a circulação de espetáculos teatrais por todo o Brasil, as Caravanas Funarte foram criadas em 2004, para, no primeiro ano, apoiar a circulação de espetáculos de teatro e dança pelos estados de todas as regiões geográficas brasileiras onde estão sediados os grupos participantes.

O objetivo é promover o intercâmbio entre as produções teatrais realizadas dentro da própria região e incentivar o encontro entre os grupos teatrais locais e visitantes e os mais diversos públicos. Gera-se, assim, uma dinâmica de troca de informações e emoções positiva e instigante, para todos os envolvidos, ao mesmo tempo em que se formam novas platéias para o fazer teatral.

Depois de receber o Prêmio Funarte de Teatro Mirian Muniz, em maio de 2006, o grupo “O Imaginário” reuniu nove atores jovens de Rondônia para fazer a montagem da peça, que mais tarde percorreria as ruas de bairros considerados afastados do centro urbano. Para dirigir o espetáculo, nada menos que o conceituado e especialista em teatro de rua Narciso Teles, diretamente do Rio de Janeiro a Porto Velho, que teve apenas quinze dias para preparar os atores.

Além de Xapuri, Assis Brasil e Brasiléia já viram o espetáculo. Na rota da caravana ainda estão: Senador Guiomard, Capixaba e a capital, Rio Branco.

Nenhum comentário: