segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Ilson Nascimento: do barro ao boto

Esse distinto senhor da foto é o chefe de jornalismo da Rádio Difusora Acreana, Ilson Nascimento. Filho ilustre de Xapuri, o "Maninha", como é carinhosamente conhecido pelos colegas da "Voz das Selvas", cresceu do outro lado do Rio Acre, lá para as bandas do Bairro Sibéria, lugar, onde contam as más línguas, ele e o professor Josué Fernandes de Souza, nos bons tempos de criança, derrubaram uma escola onde ambos estudavam as primeiras letras.

Conta a história que todos os dias o Ilson e o Josué comiam fartos pedaços da escola que era feita de barro puro, crocante e saboroso. Num belo dia de ventania, a escola veio abaixo, comprometida pelas costumeiras e vigorosas mordidas desferidas pela dupla de assíduos apreciadores do barro do tipo tabatinga. Verdade ou lenda, o próprio Maninha conta que quando foi secretário estadual de educação, uma das primeiras medidas tomadas pelo professor Josué Fernandes foi construir uma escola novinha, em alvenaria, no lugar da antiga, onde hoje funciona a Escola Madre Gabriela Nardi.

Na edição desta segunda-feira (19), do programa Gente em Debate, o jornalista Washington Aquino anunciou a vinda de Nascimento a Xapuri nesta terça-feira (20), para abrilhantar o encerramento da folia na sua cidade natal e, quem sabe, até cantar umas marchinhas ou o samba do crioulo doido em dueto com o prefeito-cantor Wanderley Viana.

De acordo com Washington Aquino, o "Mana", em homenagem à minissérie Amazônia - de Galvez a Chico Mendes, virá de Delzuite e o Leônidas Badaró virá de boto cor-de-rosa. Só resta aguardar para ver.

Nenhum comentário: