domingo, 4 de fevereiro de 2007

Semana de denúncias em Xapuri

Pelo que se percebe, a bancada do PT na Câmara Municipal de Xapuri, nesse início de ano, acordou para uma realidade que há muito tempo é sabida pela maior parte da população. O partido, que passou dois anos na presidência da casa, teve uma suposta maioria numérica que nunca conseguiu fazer frente aos excessos do prefeito e sua turma, além de ter sido vítima de um embuste chamado Ronaldo Ferraz (sem partido), atual presidente da câmara, eleito vereador pelo partido em 2004, e que traiu a sigla logo após a eleição, se aliando ao prefeito Wanderlei Viana, maior adversário político do PT em Xapuri.

Depois de dois anos, portanto, de sonolência, os três vereadores da bancada petista restantes, João Ribeiro de Freitas, último presidente, José Cecílio Evangelista e José Maria Miranda, atual segundo-secretário, resolveram arregaçar as mangas e fazer aquilo que é, realmente, o trabalho de um vereador: fiscalizar e denunciar irregularidades. Na última semana, os vereadores estiveram visitando a pedido da população, o aterro sanitário de Xapuri, implantado na gestão passada através de projeto do Ministério do Meio Ambiente. A situação encontrada é revoltante, pois o aterro virou literalmente um lixão a céu aberto, de onde emana um odor fétido e nauseante. O abandono fez com que o gado das fazendas vizinhas dispute com os urubus os detritos produzidos por toda a cidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente responde apenas que o único trator da prefeitura usado para esse serviço está quebrado há 4 meses, sem manutenção.

Os vereadores estão de olho, também, no comportamento do presidente da câmara, vereador Ronaldo Ferraz. Segundo eles informaram na semana passada, o presidente é suspeito de estar construindo uma casa utilizando material e mão-de-obra pertencentes à prefeitura. Há a suspeita também, de que o terreno onde a casa está sendo edificada, possa ser pertencente ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Os vereadores devem fazer uma denúncia pública através da imprensa nessa semana e, posteriormente, levar os fatos ao conhecimento do Ministério Público.

Ronaldo Ferraz é acusado, ainda, da prática de nepotismo, pois nomeou como secretário de gabinete da presidência da câmara seu próprio genro, um garoto chamado Rael. Como se já não fosse bastante, os vereadores petistas denunciam, também, irregularidades quanto aos cargos que Ronaldo Ferraz ocupa na câmara, onde além de vereador, é funcionário efetivo, e na Secretaria de Estado de Saúde, onde o vereador é servidor efetivo, com lotação no hospital Epaminondas Jácome, recebendo seus salários sem exercer a sua função de motorista. Então, de acordo com as denúncias dos vereadores, Ronaldo Ferraz está recebendo vencimentos de três fontes de renda de origem pública, o que que estaria, segundo eles, em desacordo com a lei.

Ao que tudo indica, essa semana que começa será muito movimentada e tumultuada em Xapuri, no cenário político. Há boatos também de que Ronaldo Ferraz vai se afastar da presidência da câmara, dando lugar ao vice-presidente Francisco Gondim, o França, do PP. Essa seria uma jogada para não perder o salário de funcionário da câmara. Para os vereadores da oposição, essa estratégia não resolverá a situação, pois, segundo eles, o simples fato de ser vereador, já inviabiliza a Ronaldo Ferraz receber proventos como funcionário. Para encerrar a nossa conversa, outro boato que circula na cidade é o de que o prefeito Wanderley Viana também irá se afastar do cargo para fazer um suposto tratamento de saúde. Resta saber se o prefeito vai dar posse ao vice-prefeito João Dias, ou se vai nomear novamente um secretário seu para responder pelo município, como já fez uma vez , quando deu posse com cerimônia, banda de música e tudo mais, ao ex-secretário de saúde, José Gonçalves, durante uma viagem que fez ao nordeste em 2006.

Boa semana para todos.

Nenhum comentário: