quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

CF 2007: Em defesa da Amazônia

A Igreja Católica neste ano de 2007 lança a sua tradicional Campanha da Fraternidade, com o tema Fraternidade e Amazônia, convidando todos a conhecer, apreciar e respeitar a vida que a Amazônia guarda: seus povos, sua biodiversidade, sua beleza. O grande lançamento da campanha a nível nacional será nesta quarta-feira de cinzas, dia 21 de fevereiro, com a mensagem do Papa, do Presidente da CNBB e programação especial.

Esta campanha promete ser um grande desafio, uma vez que pretende provocar uma reflexão que desperte na sociedade brasileira e no mundo a necessidade de conhecer a vida dos povos da Amazônia, seus valores, sua organização e sua história frente às agressões sofridas devido ao atual modelo econômico e cultural brasileiro. O chamado à conversão, a solidariedade e a um novo estilo de vida através de um novo projeto de desenvolvimento à luz dos valores humanos e evangélicos, certamente não agradará aos que se servem do egoísmo e da ganância na exploração das riquezas da região, ameaçando seriamente esse patrimônio natural.

Na Diocese de Rio Branco, a abertura oficial da campanha acontecerá dia 25 de fevereiro com uma missa campal no Horto Florestal às 16:00 horas. Na agenda de atividades e eventos que serão realizados no decorrer da campanha já estão sendo discutidos e organizados um debate sobre a Amazônia, um Encontro Trinacional com a participação do Brasil, Peru e da Bolívia e uma Romaria da Terra já com data marcada para 19 de agosto.

Fonte: Centro de Comunicação e Formação Dom Júlio Mattioli- Diocese de Rio Branco


Com tema Amazônia, igreja abre embate com o governo.

A Igreja Católica retoma após oito anos o embate frontal com o governo e com empresários em uma Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é a Amazônia e, entre as propostas, está o fim da concessão de liminares de reintegração de posse a fazendeiros que têm terras invadidas. O lançamento nacional, que pela primeira vez ocorre fora de Brasília, será em Belém (PA), às 12h de hoje. Nas décadas de 80 e 90, as campanhas falavam de fome, falta de moradia e não era raro a troca de farpas com os governos. Mas, desde 2000, o eixo mudou. Foram feitas campanhas pelos direitos dos idosos, dos deficientes físicos. O último tema apimentado foi o de 1999, quando o mote era o desemprego na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) -que chamou as críticas de "ingênuas". A campanha surgiu em 1964, começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na quinta-feira anterior à Páscoa. O objetivo é discutir um problema com a sociedade e propor soluções. (Folha Online)

Nenhum comentário: