quarta-feira, 22 de maio de 2013

Filhos de Darly votam no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri

Elson Martins, jornal Página 20.

O histórico Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, internacionalmente conhecido como berço das lutas contra o desmatamento da floresta acreana, acaba de eleger sua nova diretoria, para o período 2013- 2017, com ingredientes polêmicos. A chapa única obteve 144 votos, incluindo os votos de Darlizinho, Oloci e Agnaldo, três filhos do fazendeiro Darli Alves, que, no dia 22 de dezembro de 1988, mandou matar o líder seringueiro Chico Mendes, expressão maior do sindicato. Os sócios da chapa contrária, Nossa Luta, Nossa História, que foi impugnada, decidiram votar em branco somando 91 votos.

Além dos três da família Alves, votaram outros sócios suspeitos: os irmãos Geraldo e Otávio Pessigatti, pecuaristas na região; o sargento da Policia Militar, Orlando Lopes de Paula, que teve presença ostensiva na votação; a esposa do vereador Celso Garcia (PMDB), conhecido por "Paraná"; um médico lotado no Hospital de Xapuri; e duas irmãs da diretora do sindicato, Raimunda Silva, que moram há 14 anos em Porto Velho, mas foram convocadas para a eleição.

SINDICALISTAS de Xapuri Júlio Barbosa, Chico Neri, Osmar Facundo e Raimundo Barros,  acompanhados por Júlia Feitoza, recebem orientação do advogado Márcio Dagnoni - Foto: Elson Martins

Júlio Barbosa, Chico Neri, Osmar Facundo e Raimundo Barros, acompanhados por Júlia Feitoza, recebem orientação do advogado Márcio Dagnoni - Foto: Elson Martins.

A chapa vencedora teria recorrido a outros expedientes ilegais, como utilizar caminhões da Prefeitura para transportar eleitores, entregar a cada sindicalista, na hora de votar, um tiket refeição, e esconder dos adversários a lista dos aptos a votar que é uma exigência do Estatuto da entidade. Um policial que detinha a lista e só a consultava às escondidas, reagiu quando foi fotografado e proferiu ameaças. Um vereador do PSDB, após o encerramento, saiu gritando pela cidade: "Agora somos nós que estamos mandando"!

Corda esticada

Em março passado, os sindicalistas Raimundo Mendes Barros, Júlio Barbosa, Osmar Facundo e Chico Neri, todos ex-companheiros de Chico Mendes nos embates dos anos 1970, contra os fazendeiros que desmatavam a floresta para criar pastos para o boi, e que expulsavam as famílias das terras compradas aos seringalistas falidos, - vieram a Rio Branco anunciar a intensão de retomar a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Num boletim que publicaram na época, anunciaram os nomes que resgatariam as conquistas históricas da entidade: Sebastião Pereira da Silva, o Tião do Moisés, para presidente; e Francisco Neri, para vice-presidente, com outros 25 nomes compondo a chapa Nossa História, Nossa Luta.

No boletim citado, eles registraram:

"Em 2013 estaremos lembrando e refletindo sobre os 25 anos do assassinato do nosso grande companheiro Chico Mendes, símbolo de nossa resistência, de nossa história extrativista e do profundo e consciente amor que devotamos à natureza.

Cabe a nós, herdeiros de sua inteligência e liderança, do seu humanismo e solidariedade, não desapontá-lo nunca. Primeiro, não devemos esmorecer e abandonar a luta vitoriosa iniciada em meados dos anos 1970, porque ela é a nossa força, a nossa identidade. Em tempos muito difíceis, de intolerância e desrespeito aos direitos humanos, mostramos do quanto somos capazes ao defender nossas famílias e nossa floresta".

DERCY Telles: atitude que surpreende - Foto: Cedida

Dercy Teles: atitude que surpreende

A eleição prevista para 18 de Maio se confirmou sábado passado, mas não como eles previam. A atual diretoria do sindicato, encabeçada por outra ex-companheira de Chico Mendes, a sindicalista Dercy Teles Carvalho da Cunha (ex- PT, ex-PV e atual PSOL) desde 2008, em aliança com Osmarino Amâncio (também ex-companheiro de Chico), acirra a dissidência sindical com um crescente viés politico partidário.

Dercy, que dirigiu o Sindicato no início dos anos 1980 e encerra seu segundo e atual mandato em junho, 20, conseguiu junto à Justiça do Trabalho em Epitaciolândia, município vizinho, a impugnação da chapa Nossa História, Nossa Luta, com a alegação de que esta tinha três nomes com relação de parentesco na sua composição, o que infringia o Estatuto. Começou aí uma corrida judicial com recurso encaminhado a Porto Velho, mas prevaleceu a eleição capenga, segundo Raimundo Barros e seus companheiros, que nesta segunda feira, 20, contrataram em Rio Branco o advogado Márcio Dagnoni para conduzir a questão judicialmente.

"Tem muitas falhas no processo" – disse Dagnoni ao examinar via Internet, no site do Tribunal de Justiça do Trabalho, as peças encaminhadas no cumprimento. "Vocês estão com a faca e o queijo na mão", arrematou.

Futuro sombrio

Para os sindicalistas queixosos, entretanto, a situação é bem mais complexa: "Eles estão se organizando contra nós, trabalhadores rurais, e a Dercy erra porque está politizando sua atuação no Sindicato", afirmou Júlio Barbosa, que após a morte de Chico Mendes foi eleito prefeito de Xapuri em dois mandatos seguidos, pelo PT. Ele acrescentou que o PSOL, o PSDB e o PMDB estão juntos manobrando para desacreditar os projetos do PT no Acre.

O perigo, argumenta Júlio, é a descaracterização do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, que passa a receber como sócios os filhos do Darli, assassinos de Chico Mendes, embora sejam produtores rurais e não trabalhadores rurais: "Darlizinho é empresário, possui máquinas e faz terraplenagem para a Prefeitura; Oloci cria 2 mil bois", informa.

Raimundo Barros, Chico Neri e Osmar Facundo concordam que Darcy Teles, por indução politico-partidária, está apoiando atitudes que podem inviabilizar a Reserva Extrativista Chico Mendes, onde vivem 10 mil extrativistas iniciando alternativas de renda com a preservação da floresta. "Ela está apoiando a pecuarização da reserva, aceitando o desmatamento, o fogo e a criação de bois nas antigas colocações de seringa. Isso vai ser o fim dos nossos irmãos extrativistas e o fim da nossa floresta"- argumentam juntos.

Até o final desta semana, a previsão trágica pode seguir em frente. Ou, prevalecendo a avaliação do advogado Márcio Dagnoni, a situação será revertida com a anulação da eleição promovida pela Dercy. Neste caso, seria nomeada em junho uma junta para administrar o sindicato pelo período de 120 dias, durante o qual, seria organizada uma nova eleição, legal e democrática.

Um comentário:

Carlos Augusto disse...

Caro Raimari,

Essa Júlia Feitosa nunca fez nada pelos extrativistas de Xapuri, só aparece aqui nessas épocas, tentando se aparecer para ganhar mais prestígio a nível de governo, ou seja aumentar a sua CEC. Fico observando Júlio Barbosa, Raimundão, Osmar Facundo, pessoas que administraram essa cidade, e quando estavam no poder, nada fizeram pelos produtores rurais e extrativistas. Esses caras já estão ultrapassados, sempre só se beneficiaram. Só pensam em seus projetos pessoais, estão mortos politicamente. Dercy Teles está fazendo um grande trabalho a frente do sindicato, prova disso que já seu segundo mandato. Hoje eles reclamam porque não tem mais moral com ninguém das classes menos favorecida.
Parabéns Dercy, não abaixe sua cabeça para esses velhos lobos que contaminaram a nossa princesinha com sua mentiras, usando o nome de Chico Mendes, esse sim merece respeito, os demais só querem ganhar dinheiro em torno de nosso maior ícone de luta pela preservação ambiental.
Boa sorte que Deus te abeçoe grandemente, você merece.