quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Rio Acre continua subindo

DSC00047

O município de Xapuri está enfrentando a maior enchente do Rio Acre desde o ano de 1978. Até o momento, 1.080 pessoas foram afetadas pela inundação, sendo que destas, 374 foram desalojadas de suas residências e se dirigiram para casas de parentes e amigos. Outras 113 pessoas estão abrigadas no ginásio de esportes Álvaro Mota, no Núcleo da Ufac, na Loja Maçônica Bandeirantes do Acre Nº 1 e no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião.

A Defesa Civil trabalha com um contingente de 224 pessoas em Xapuri, entre efetivos da prefeitura, exército e voluntários. Depois de remover a grande maioria das pessoas localizadas em áreas de risco, as equipes estão encontrando dificuldades para convencer algumas que relutam em permanecer em suas casas, principalmente no bairro Bolívia, mesmo diante do perigo iminente.

As imagens das partes afetadas da cidade são desoladoras. Ruas inteiras foram invadidas pelas águas e muitas pessoas tiveram perdas de pertences domésticos e animais de estimação. A ponte que liga o bairro Braga Sobrinho ao centro de Xapuri foi encoberta pelas águas. No bairro Sibéria, o acesso à balsa que faz a travessia entre os dois lados da cidade também já está praticamente interditado.

Na região do rio localizada em frente ao centro comercial da cidade, o nível das águas está se aproximando perigosamente da rede elétrica que segue para o bairro Sibéria, oferecendo um enorme risco de ser arrastada pelos balseiros, fato que se ocorrer deixará cerca de 2 mil pessoas sem energia.

Em entrevista concedida na manhã de hoje, o prefeito Bira Vasconcelos afirmou que a previsão é de que as águas continuem subindo em Xapuri durante esta quinta-feira. O gabinete de emergência montado na prefeitura realizou reunião às 11 horas e as deliberações foram de que todo o efetivo engajado no atendimento às vítimas deve continuar operando de acordo com as previsões mais pessimistas.

A prefeitura do município está divulgando através dos veículos de comunicação uma campanha de doações de alimentos e produtos destinados à saúde bucal e corporal para as famílias que estão alojadas nos abrigos públicos. Quem desejar ajudar de alguma maneira essas pessoas deve se dirigir a esses abrigos e entrar em contato com as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social.

DSC00041

A primeira imagem é da rua Benjamin Constant, ao lado do Quartel da Polícia Militar; a segunda é da rua Floriano Peixoto, próximo à esquina com a Major Salinas.

Um comentário:

Rachide disse...

Que São Sebastião interceda a Deus por todo Acre, por todas as pessoas que enfrentam problemas como enchentes, desmoronamento e por toda agressividade a natureza.