sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mundo pequeno

SAM_1651

Manoel Domingos da Silva, 42, é motorista do Tribunal de Contas do Estado do Acre. Foi enviado a Xapuri, sua terra natal, pelo presidente Ronald Polanco para auxiliar, na sua função, a Defesa Civil na assistência aos desabrigados pela alagação do Rio Acre.

Domingos me reconheceu dos tempos de seringal Novo Catete, local onde ele estudou na infância, na escola Epaminondas Martins, há mais de 30 anos. Fiquei surpreso com a memória do sujeito simples que fugiu de casa com 15 anos para ganhar a vida em Rio Branco.

O motorista é filho de Cornélio de Souza Silva, mais conhecido na região da colocação Simitumba como ‘velho’ Gaudêncio. “Meu pai era muito carrasco e só permaneci em Rio Branco por causa da interferência de minhas irmãs”, diz se referindo à rigidez do patriarca.

Domingos nasceu no seringal Barra, colocação Boa Vista, nas margens do rio Espalha. Ingressou na Polícia Militar do Acre no ano de 1987 e foi para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em 2004, de onde foi solicitado para prestar serviços ao TCE pelo presidente Polanco, que já o conhecia das suas andanças pelos seringais de Xapuri.

Almoçamos juntos no restaurante da pousada Ayshawa – eu, ele, o secretário-adjunto de Segurança Pública Ermício Sena e o biomédico Thiago Viana, sobrinho do governador Tião Viana - e falávamos do quanto o mundo é pequeno.

SAM_1647

Thiago Viana é filho de um xapuriense do pé rachado, o músico Luiz Carlos, do grupo musical Os Siderais, formado no ano de 1968 com os seguintes integrantes: Luiz Carlos (Bateria), Zequinha dos Correios (Guitarra Base), Tatu (Guitarra Solo), Cardosinho in memorian (Voz e Guitarra Base) e Raimundinho Boy (Voz e Guitarra Base). A primeira música executada pelos Siderais foi “Sentado à beira do caminho” da dupla Roberto e Erasmo Carlos.

No início dos anos 70, o grupo teve sua segunda formação e Luiz Carlos também estava lá junto com Guilherme Ferreira (Bateria) in memorian, Carlos Koury (Contrabaixo), hoje guitarrista da Banda Mugs II, Zequinha (Órgão), Tatu (Guitarra Solo), Roberto Eluan (Guitarra Base), Hiran Melo (Guitarra Base), Gualberto in memorian (Bateria), Geraldo Leite (Voz e Fátima Figueiredo (Voz).

Thiago Viana é diretor de Apoio e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Saúde e tem participação importante no processo de volta pra casa das pessoas desalojadas e desabrigadas pela enchente do Rio Acre. Na manhã deste sábado ele coordena a distribuição dos kits de limpeza e as orientações para que as famílias retomem com segurança suas rotinas de vida.

Ao fundo, na segunda imagem, está o secretário-adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena, que recebeu determinação do governador Tião Viana para permanecer em Xapuri até o desfecho desse momento de crise gerado pelo fenômeno natural mais avassalador dos últimos 15 anos no estado do Acre. Apoio justo e merecido ao povo de Xapuri e ao prefeito Bira Vasconcelos, que têm passado noites insone em razão do momento difícil que o município atravessa.

Um comentário:

Magao disse...

Eu acho que conheço um pouco desse perfil do bio médico Thiago Viana. Se o espírito não me engana foi do projeto Resgate Cultural de Siderais a H-uelem, que fiz pela FEM, Fundação Elias Mansour no ano de 2007, e execultado na praça na época o centro cultural Calleb Nascimento em Xapuri. no dia 01/03/2008. Um dos maiores momentos de minha vida no qual consegui com a graça de Deus juntar velhos e novos colegas músicos desde o ano de 1968 ao ano 2007, e execultar velhas canções e encontrar também velhos amigos em uma noite de nostalgia.