sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ciclismo

Final do circuito acreano será em Xapuri

Maxsuel Maia

Cerca de quarenta ciclistas profissionais estarão equipando suas "magrelas" e pegando a estrada rumo à Xapuri, nesse final de semana. A cidade sediará neste sábado, 11, a última etapa do circuito acreano de ciclismo, prova que irá decidir não só o campeão da temporada, mas também a equipe acreana que disputará o campeonato Norte-Nordeste, que acontecerá em Rio Branco, no mês de maio.

Apesar da preocupação de alguns competidores, os organizadores da prova não esperam encontrar problemas de infra-estrutura no percurso do circuito. O presidente da Federação Acreana de Ciclismo - FAC, defendeu a realização da prova no município, alegando que Xapuri sempre recebeu provas do ciclismo acreano e que nunca ocorreram grandes problemas, nem de organização, nem de percurso.

Como bom xapuriense que sou, também defendo que nossa cidade continue recebendo provas do circuito estadual, por saber que Xapuri, além de sempre ter recebido essas provas, também dominou o ciclismo acreano nos anos 90 e 2000, com o grande campeão Santos Vidal. Aliás, como era emocionante acordar naquelas manhãs de domingo ou de datas comemorativas para ir à praça Getúlio Vargas ou à esquina mais próxima, para ver nosso campeão passar em primeiro lugar, dando um banho nos ciclistas de Rio Branco, Brasiléia e de fora do estado.

Lembro bem que, em certas ocasiões, Santos Vidal parecia querer testar os vários corações xapurienses que assistiam as prova, o multicampeão se colocava no pelotão de elite, mas sempre passando em terceiro ou quarto, deixando todos tensos e apreensivos, meu pai chegava a roer os dedos de tão nervoso que ficava. Mas aí vinha a última volta e minha memória me traz a nítida imagem daquele ciclista vestido de vermelho, com capacete preto, despontando na frente na grande reta final que ia da Casa Branca até a frente da praça, era o grande Santos que chegava na frente, a poucos metros do segundo colocado, deixando o domingo dos xapurienses mais emocionante, divertido e cheio de orgulho.

Pelo que Xapuri e seu campeão Santos Vidal já fizeram pelo ciclismo, levar a final do circuito para a cidade não é nada mais do que justo.

Clique aqui para ler o blog do Maxsuel.

Nenhum comentário: